O ciclone Tauktae se aproxima nesta segunda-feira (17) da Índia, acompanhado por ventos fortes e chuvas torrenciais, no momento em que o país luta contra uma segunda onda de contágios da Covid-19.
Ao menos seis pessoas morreram no fim de semana quando o ciclone - a maior tempestade que afetará a região oeste da Índia em 30 anos - atravessou o Mar Arábico na direção do estado de Gujarat.
A "tempestade ciclônica extremamente grave" deve tocar o solo nesta segunda-feira entre 20h e 23h locais (11h30 e 14h30 de Brasília) acompanhada de ventos de 155 a 165 km/h, com rajadas que podem alcançar 185 km/h, advertiu o departamento meteorológico indiano
Ao se aproximar da Índia, ciclone Tauktae já provoca fortes chuvas e inundações (@ompsyram)
-------------------
O ciclone Tauktae atingirá a Índia em plena segunda onda de coronavírus, com mais de 4.000 mortes diárias.
Os hospitais estão em colapso, os profissionais da saúde à beira da exaustão o sistema enfrenta a falta de oxigênio e medicamentos.
Mumbai, capital do estado de Maharashtra, já registra inundações.
As autoridades fecharam nesta segunda-feira o aeroporto durante várias horas e pediram que a população permaneça em áreas protegidas.
No domingo, 580 pacientes contaminados pela Covid-19 foram transferidos de hospitais de campanha para "locais mais seguros".
Ciclone Tauktae se aproxima da Índia em plena crise da covid-19 (© Sujit Jaiswal/AFP)
--------------------
Em Gujarat, no noroeste, mais de 100.000 pessoas abandonaram 17 distritos na madrugada de segunda-feira.
Os pacientes de Covid-19 hospitalizados em clínicas localizadas a cinco quilômetros da costa também foram transferidos.
Também foram criados 35 "corredores verdes" para permitir o abastecimento de oxigênio nos hospitais.
O país de 1,3 bilhão de habitantes registrou nesta segunda-feira 4.100 mortes e quase 280.000 novos casos nas últimas 24 horas, o que eleva o total de vítimas fatais por Covid-19 a mais de 250.000 e o de infectados a quase 25 milhões.
Com informações da RFI