10/04/2022 16:24

Compartilhe:

De acordo com os resultados divulgados na noite deste domingo (10), Macron conquistou mais de 28% dos votos, e Le Pen obteve mais de 23%.

O terceiro lugar ficou com o chefe da esquerda radical, Jean-Luc Mélenchon, com mais de 20% dos votos, seguido do outro candidato da extrema direita, Eric Zemmour, com cerca de 7%.

O ecologista Yannick Jadot reuniu entre 4,4% e 5% e Valérie Pécresse, da direita tradicional, veio logo depois, acumulando entre 4,3% e 5% dos votos.  

Desde o início da campanha, o chefe de Estado era considerado favorito para sua reeleição, seguido por Marine Le Pen.

Mas a líder da extrema direita conseguiu diminuir a diferença das pesquisas de intenção de voto nas últimas semanas.


Dos dez candidatos restantes, o esquerdista Jean-Luc Mélenchon era o único com alguma chance de impedir um repeteco da eleição de 2017, quando Macron enfrentou Le Pen.

O chefe da França Insubmissa fez um apelo pelo voto útil, tentando reunir os eleitores de uma esquerda pulverizada, mas não conseguiu ir muito além dos 20%.


LEIA TAMBÉM

Autora de 'Como Matar seu Marido' é julgada por assassinar próprio marido

Eles foram casados por 27 anos. Ela matou Brophy a tiros, com uma pistola 9 mm.

-------------------------

Quase 49 milhões de eleitores foram convocados para participar do pleito neste domingo.

Mas como o voto não é obrigatório e as pesquisas vinham mostrando um desinteresse da população pela eleição, a taxa de abstenção era uma das grandes incógnitas.

Segundo as primeiras estimativas, entre  25% e 26,5% não votaram neste primeiro turno. A taxa é superior aos 22,23% de 2017, mas não atingiu o recorde de 28,4% de 2002.

O segundo turno da eleição presidencial francesa acontece em 24 de abril. 

 

Com informações da RFI

Nos acompanhe por e-mail!