O coordenador dos grupos técnicos do Gabinete de Transição, Aloizio Mercadante, reforçou nesta terça que os primeiros ministros de Lula devem ser indicados na próxima semana.
O anúncio deve ocorrer após a diplomação do presidente eleito, marcada para a próxima segunda, dia 12.
Ex-ministro Aloizio Mercadante. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
“Quase toda a estrutura do novo governo está pronta. Os ministérios que vão ser recriados e as condições. Nós estamos discutindo as secretarias, estamos levantando o que nós tínhamos em termos de estrutura do governo para poder racionalizar esses recursos”, disse Mercadante, em entrevista coletiva no CCBB.
Ele afirmou, porém, que uma das exceções é em relação ao Ministério do Planejamento.
“Tem uma discussão ainda em evolução, se a gente cria um único ministério ou se de alguma forma separa um pouco essa função de planejamento, orçamento e gestão, governo digital e reforma do Estado”, revelou.
Acordo no STF prevê fim do teto do ICMS de combustíveis
Após meses de impasse, os representantes dos estados e da União chegaram a um consenso sobre os termos de um acordo para resolver a crise gerada pela mudança na cobrança do ICMS de combustíveis e serviços essenciais.
----------------------
Na sexta-feira 2, Lula convocou uma coletiva.
Ao lado da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, ele disse que poderia anunciar nomes para os ministérios após a diplomação.
• O petista garantiu que Gleisi não será ministra, mas ainda precisava conversar com os partidos que compõem as bancadas no Congresso para fechar os ministérios.