23/09/2024 14:48

Compartilhe:

Praia Aracaju

Os resultados iniciais da Expedição Ondas Limpas, realizada pela Sea Shepherd Brasil em parceria com o Instituto Oceanográfico da USP, indicam que as praias sergipanas são as mais limpas do Brasil, com o menor índice de resíduos sólidos por metro quadrado.

Segundo o Raio-X dos Resíduos na Costa Brasileira, Sergipe apresentou um índice de 0,13 macrorresíduos por m², três vezes menor que a média nacional de 0,45 por m².

Praia Aracaju
Praia Aracaju

Foto: Igor Matias

Limpeza e redução de microplásticos

Além dos macrorresíduos como plástico, metal e vidro, o estudo também destacou a presença de microresíduos plásticos.

Sergipe se sobressaiu ao apresentar a menor densidade de microplásticos do Brasil, com 2,17 por m², metade da média nacional de 4,58 por m².

Praias analisadas em Sergipe

A expedição coletou amostras em diversas praias do estado, incluindo:

  • Praia da Boca, em Pacatuba
  • Ilha do Arambique e Praia do Costinha, em Brejo Grande
  • Praia da Costa, na Barra dos Coqueiros
  • Praia de Pirambu
  • Praia da Atalaia, em Aracaju

Impacto positivo para o meio ambiente e turismo

A presidente da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Ingrid Cavalcanti, celebrou o resultado, ressaltando que este estudo confirma o excelente estado de limpeza das praias sergipanas, complementando o monitoramento semanal de balneabilidade realizado pela Adema, que já indicava a adequação das praias para banho.

Já o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, destacou que esses dados fortalecem a imagem de Sergipe como um destino turístico de alta qualidade, especialmente para o turismo de sol e praia.

Ele enfatizou que a boa infraestrutura de saneamento básico da capital, Aracaju, tem contribuído para a excelente balneabilidade das praias.

Sobre a Expedição Ondas Limpas

A Expedição Ondas Limpas é o maior estudo sobre o perfil dos resíduos marinhos no Brasil, abrangendo 7.000 km da costa e analisando 306 praias em 201 municípios, do Chuí ao Oiapoque.

O estudo revelou que 100% das praias brasileiras contêm resíduos plásticos, com microplásticos presentes em 97% delas. Do total de resíduos coletados, 91% são plásticos, e 61% são itens descartáveis, como tampas de garrafas. As bitucas de cigarro lideraram o volume entre os macrorresíduos.

Esses dados reforçam a importância de ações contínuas para a preservação ambiental e a conscientização sobre o descarte de resíduos, destacando o papel fundamental de Sergipe na promoção de um litoral mais limpo e sustentável.

 

Com informações do Governo do Estado

Nos acompanhe por e-mail!