O Governo de Sergipe publicou nesta quinta-feira, 3, a retificação dos editais do concurso da Polícia Militar de Sergipe (PMSE), flexibilizando as exigências do Teste de Aptidão Física (TAF) para candidatas do sexo feminino.
A medida cumpre uma decisão judicial e reforça o compromisso da administração estadual com a ampliação da participação das mulheres no certame.
Organizado pela Secretaria de Estado da Administração (Sead) e pela PMSE, o concurso é executado pelo Instituto Nacional de Seleções e Concursos (Selecon).
A flexibilização diz respeito ao teste de suspensão na barra fixa. Inicialmente, o exercício exigia pegada pronada (palmas das mãos voltadas para frente). Com a alteração, o teste poderá ser realizado com pegada livre, em conformidade com a decisão da Justiça estadual.
Além da alteração no teste físico, o Governo de Sergipe adotou uma série de iniciativas para ampliar o acesso das mulheres à PMSE:
Essas medidas foram viabilizadas por projetos de lei encaminhados à Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), reforçando a política de inclusão e equidade de gênero na segurança pública do estado.
O concurso tem como objetivo reforçar o efetivo da segurança pública e oferece:
A primeira fase da seleção, com provas objetivas e discursivas, foi realizada em 24 de fevereiro, com 47.260 candidatos inscritos para as 335 vagas.
As próximas etapas do concurso incluem:
Matérias sob editoria da equipe de redatores do portal.