19/09/2023 09:07

Compartilhe:

O Governo de Sergipe afirma que o estado não será afetado pela onda de calor que deve atingir diversas regiões do Brasil ao longo desta semana.

O alerta foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Governo do Estado reforça que onda de calor não chegará a Sergipe / Foto: Igor Matias

Onda de Calor em Outros Estados

De acordo com o aviso meteorológico do Inmet, temperaturas acima do normal, chegando a cerca de 40ºC, estão previstas para 14 estados brasileiros e o Distrito Federal.

  • Esses estados são Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí, Maranhão e o Distrito Federal.

 

Explicação do Fenômeno

A meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), Wanda Tathyana de Castro Silva, explicou que a onda de calor é causada pela atuação de um sistema de alta pressão atmosférica.

  • Esse sistema provoca a subsidência de ar, trazendo ar seco para a superfície e inibindo a formação de nuvens de chuva. Isso resulta em uma massa de ar muito quente, caracterizando a onda de calor.

 

Situação em Sergipe

Wanda Tathyana destacou que, em Sergipe, a primavera traz naturalmente uma redução nas chuvas e um aumento nas temperaturas.

Além disso, o fenômeno El Niño, previsto para atingir intensidade forte a muito forte, deve ter seu pico em dezembro, durante o verão.

Portanto, mesmo com a redução das chuvas, Sergipe não está sujeito à onda de calor anormal que afetará outros estados brasileiros.


Com informações da Secom/SE

Nos acompanhe por e-mail!