Além dos serviços ofertados, assinatura de ordens de serviço e entrega de títulos definitivos de terra a agricultores marcaram a passagem do Governo Itinerante pelo município do agreste sergipano
O município de Campo do Brito, conhecido por sua produção de mandioca – e que, recentemente, passou a exportar farinha de mandioca –, foi o escolhido para sediar, na última sexta feira, 27, a 14ª edição do ‘Sergipe é aqui’.
O município foi o segundo da região agreste do estado a receber o programa, que é coordenado pela Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC) e conta com a participação de diversos órgãos e autarquias da gestão estadual. A próxima edição acontecerá em Tobias Barreto, no centro-sul sergipano, no dia 17 de novembro.
A lavradora Josenilde Fonseca Santos Mendonça, 42 anos, mãe de dois filhos especiais, não pensou duas vezes e foi aproveitar o Espaço da Mulher
Na 14ª edição do programa foram assinadas ordens de serviço que vão desde a pavimentação de rodovia a obras de reforma, além de termos de compromisso entre o Governo do Estado e o município e a entrega de 28 títulos de propriedade de terra a produtores rurais. Foi em Campo do Brito que o governo alcançou a marca de mais de mil títulos definitivos de terra entregues a agricultores de Sergipe.
Na ocasião, foi assinada a ordem de serviço para elaboração de projeto de pavimentação de 4,9 quilômetros de estrada, referente ao trecho entre o Povoado Gameleira e a rodovia SE-170. Com investimento de R$ 157.972,04, a via auxiliará no escoamento da produção do município. Foi assinada, também, a autorização para a execução de serviços de 4 mil metros quadrados de pavimentação em paralelepípedo granítico de ruas no Povoado Terra Vermelha.
Rafaela Santos de Oliveira, 21 anos, foi renovar a identidade e, também, garantir uma vaga no mercado de trabalho
Por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead), o Governo do Estado assinou autorização do processo de doação do imóvel onde funciona a Escola Lúcia Maria Bezerra Santos de Andrade para o município. Também foi assinada autorização para licitação de serviços de reforma e ampliação da Delegacia de Campo do Brito, orçada em R$ 1,2 milhão.
Serviços
A realização do ‘Sergipe é aqui’ demonstra a importância de levar os serviços governamentais e ações de cidadania diretamente aos municípios sergipanos. A iniciativa contribui para fortalecer o diálogo entre o governo e a população, além de proporcionar acesso a serviços essenciais de forma mais próxima.
Desta forma, desde logo cedo os campo-britenses tiveram acesso aos serviços disponíveis para a população na Escola Municipal Padre Freire de Menezes e na Praça 13 de Julho, locais onde ficaram concentrados os mais de 150 serviços, prestados por mais de 20 secretarias de Estado e órgãos da administração pública estadual.
O lavrador Aloisio Alves Lima, 72 anos, não deixou de cuidar da saúde e foi garantir sua consulta na Carreta do Homem
Rafaela Santos de Oliveira, 21 anos, foi renovar a identidade e, também, garantir uma vaga no mercado de trabalho. “Estou em busca do meu emprego e espero fazer meu cadastro no NAT [Núcleo de Apoio ao Trabalho]. Estou esperançosa de conseguir”, apontou.
Entre os atendimentos mais procurados, os exames e consultas médicas (Carreta da Mulher e do Homem); emissão da segunda via de certidões de nascimento, casamento, óbito; agendamento e emissão da carteira de identidade; acesso à tarifa social da Deso; castração de animais; serviços do Detran/SE; orientações jurídicas e atividades de lazer e cultura.
A dona de casa Giuziene Santana dos Santos, 69 anos, também conferiu os serviços disponíveis
Prevenção
No alto dos seus 72 anos, o lavrador Aloísio Alves Lima não deixou de cuidar da saúde e foi garantir sua consulta na Carreta do Homem. “Acho importante que sempre haja essas ações aqui”, disse o morador do Povoado Garangau, em Campo do Brito.
Quem também conferiu os serviços disponíveis foi a dona de casa Giuziene Santana dos Santos, 69 anos. Ela realizou ultrassonografia transvaginal na Carreta da Mulher e elogiou o atendimento. “Muito bom e muito ágil. Se tiver oportunidade, além dos exames preventivos, quero fazer os exames de laboratório”, comentou.
As carretas do Homem e da Mulher disponibilizaram ultrassonografias e consultas com clínico geral e urologista, além de exame de citologia. Foram ofertados, ainda, testes rápidos para a detecção de HIV, sífilis e hepatites virais na Unidade Móvel ‘Fique Sabendo’.
Integração
Os serviços ofertados no ‘Sergipe é aqui’ são executados simultaneamente por diversas secretarias, órgãos, fundações e autarquias, o que possibilita uma interação mais direta entre a comunidade e os representantes governamentais. Por meio do projeto, o governo descentraliza os serviços e se aproxima da população do interior com a mudança simbólica de capital para o município-sede do dia do programa.
A lavradora Josenilde Fonseca Santos Mendonça, 42 anos, mãe de dois filhos especiais, não pensou duas vezes e foi aproveitar o Espaço da Mulher. “Com a correria do dia a gente acaba ficando sem tempo de se cuidar e isso aqui está sendo uma maravilha. É um cuidado que o Governo do Estado está tendo com a gente. Estou muito satisfeita”, repercutiu.
A 14ª edição do ‘Sergipe é aqui’ em Campo do Brito deixou um impacto positivo na região, fortalecendo os laços e proporcionando um exemplo de governança eficiente e comprometida.