O governo federal lança, nesta terça-feira (19), o aplicativo 'Celular Seguro', uma nova ferramenta que visa proporcionar aos usuários a possibilidade de bloquear imediatamente suas linhas telefônicas e dispositivos móveis em casos de roubo ou furto.
Funcionamento e cadastro no Celular Seguro
- Para utilizar o aplicativo, será necessário cadastrar as plataforma Gov.br.
- Conforme explicado pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, o sistema permite notificar instantaneamente as operadoras telefônicas e bancos, bloqueando acessos em caso de roubo.
Parcerias e desenvolvimento do aplicativo
- O desenvolvimento do 'Celular Seguro' é uma iniciativa conjunta do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
- Essa colaboração visa tornar os celulares roubados inutilizáveis, segundo declaração do secretário-executivo do MJSP, Ricardo Cappelli.
Facilidade e eficácia do bloqueio
- O aplicativo proporciona uma maneira fácil e eficaz de proteger informações pessoais e financeiras, permitindo que a vítima de um roubo ou furto possa enviar um aviso simultaneamente para a Anatel, bancos, operadoras de telefonia e outros aplicativos relevantes com apenas um clique.
Como usar o aplicativo
- Para ter acesso à nova ferramenta, é preciso ter cadastro na plataforma Gov.br.
- O aplicativo poderá ser baixado na Google Play ou na App Store.
- Após instalado, o usuário deve fazer login utilizando a conta com CPF e senha.
- Ao entrar no aplicativo, o usuário deve se ater aos termos de privacidade e concordar com os termos.
- Já na página inicial, o responsável pelo cadastro pode: indicar uma pessoa de confiança; registrar um número de telefone; ou registrar ocorrência.
Com informações da Agência Brasil