Notícias

Edição: Hugo Julião
06:11
30/03/2022

Grupo do PSOL defende ruptura com Lula e Rede e diz que petista é dose mínima de veneno

Um grupo de militantes do PSOL lançou documento em que critica a direção do partido por sinalizar apoio à chapa presidencial composta por Lula (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) e por negociar a criação de uma federação com a Rede.

A carta já conta com mais de 600 assinaturas, de figuras como os ex-deputados Babá (fundador do PSOL) e Milton Temer e o professor aposentado da Unicamp Plínio de Arruda Sampaio Júnior.

O texto diz que o partido "não tem vocação para ser puxadinho do PT e, menos ainda, do Banco Itaú [referência ao apoio da família Setúbal à Rede]"

Diz também que as eleições de 2022 colocam o eleitor diante de "alternativas tacanhas": escolher entre a dose máxima, Jair Bolsonaro (PL), e a dose mínima de veneno, Lula.

A carta também sugere o debate sobre o lançamento de uma candidatura própria à Presidência, encabeçada pelo deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) // Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

------------------

O texto diz que Lula "está comprometido até a alma com a estabilização de uma República Nova, rigorosamente neoliberal, que se pretende construir dos escombros da Nova República" e "governará com seus algozes e acatará docilmente as novas regras do jogo".

"A estratégia de impostura à esquerda e usurpação à direita, que fez o PT ocupar praticamente todos os espectros do circuito político, transformou Lula no alfa e ômega da política brasileira —o político-síntese do embuste que encarna todas as contradições do sistema político brasileiro", completa.


LEIA TAMBÉM

Daniel Silveira vai residir nas dependências da Câmara até que o plenário decida o seu caso

Na última sexta-feira (25), Moraes decidiu que Silveira não poderia “ausentar-se da comarca em que reside, salvo para Brasília, com a finalidade de assegurar o pleno exercício do mandato parlamentar”.

Segundo Silveira, a decisão de Moraes vai de encontro ao Código de Processo Penal, que não permite a aplicação de medidas cautelares aos deputados sem passar pelo crivo da Câmara.

-------------------------

A carta, intitulada "PSOL na encruzilhada", pede a suspensão de qualquer tratativa, formal ou informal, com a candidatura Lula.

O pedido de suspensão se estende aos dirigentes da Rede "ou qualquer outro partido burguês".

Além disso, pede o início de negociações com partidos como PCB, UP e PSTU "para a formação de uma frente de esquerda declaradamente contra a ordem."

Fonte: Painel/FSP

Compartilhe