Notícias

Edição: Hugo Julião
07:51
13/04/2021

Inglaterra relaxa lockdown e reabre pubs e lojas

Após três meses de lockdown em razão da pandemia de covid-19, a Inglaterra começou a reabrir sua economia nesta segunda-feira (12).

Multidões formaram filas em frente a lojas, cabeleireiros e bares.

A segunda etapa do plano de desconfinamento do governo britânico permite a reabertura de uma parte da atividade econômica que se manteve fechada desde o início de janeiro, quando foi decretado um segundo lockdown nacional.

Pubs e restaurantes só poderão servir em ambientes fechados na próxima fase de reabertura, prevista para 17 de maio (EFE) 

--------------------

O comércio não essencial pôde ser reaberto, assim como cabeleireiros e salões de beleza.

O premiê Johnson, conhecido pelo cabelo desgrenhado, foi um dos milhões de cidadãos que se dirigiram em massa aos cabeleireiros.

Assim como muitos no país, ele não cortava o cabelo desde janeiro.


Cafés, restaurantes e pubs, que podiam somente atender seus clientes através de entregas ou refeições para levar, agora poderão servir em locais abertos, incluindo bebidas alcoólicas.

Também não há restrições ao horário de funcionamento.

Ambientes fechados, como academias de ginástica e piscinas, assim como bibliotecas e centros comunitários, poderão funcionar com regras, mas a prioridade deverá continuar sendo dada a espaços abertos, como jardins zoológicos e parques de diversões. 

O alojamento turístico é permitido em casas independentes ou campings, contanto que não haja compartilhamento de instalações sanitárias.

 

Apesar das baixas temperaturas, muitas pessoas aproveitaram a reabertura dos pubs (Reuters)

--------------------

A próxima etapa do desconfinamento está prevista para 17 de maio, quando o governo removerá a proibição de viagens ao exterior e o convívio em espaços fechados.

Essa decisão, porém, vai depender da manutenção da queda nos números da doença no país.

A campanha de vacinação em larga escala no Reino Unido, através da qual mais da metade dos adultos do país já recebeu a primeira dose do imunizante, ajudou a reduzir as mortes em mais de 95%, e os novos casos caíram mais de 90% desde o pico da doença em janeiro

 

As outras nações britânicas – País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte – também iniciaram o relaxamento das restrições, cada qual com seus próprios critérios.

Até esta segunda-feira, O Reino Unido somava 4,3 milhões de infecções e mais de 127 mil mortes em razão da doença, segundo dados da Universidade Johns Hopkins.

Com informações das agências internacionais

Compartilhe