Notícias

Da redação
08:19
22/06/2022

Itamaraty readmite diplomatas negras barradas nas cotas

Duas candidatas admitidas por cotas na carreira diplomática do Itamaraty em 2017, e depois afastadas pela Justiça por supostamente não serem negras

Foram 4 anos de processos até chegar ao Superior Tribunal de Justiça.

No início deste mês, Rebeca Mello e Verônica Tavares fizeram um acordo com o Itamaraty e a AGU para terem nova chance na diplomacia. Para tanto, se comprometeram a abandonar os processos e passar novamente por uma banca examinadora.

Nessa terça-feira (21), elas foram readmitidas na carreira.

Rebeca e Verônica / Imagens: Arquivo Pessoal

Rebeca e Verônica foram aprovadas no Itamaraty em 2017 como cotistas negras.

Mas, em 2018, a procuradora da República Anna Carolina Resende Maia Garcia entrou com ação questionando a admissão das duas por cotas.

Rebeca é economista e descendente de quilombola, do Quilombo Engenho 2, em Cavalcante (GO), na Chapada dos Veadeiros; Verônica Tavares é militante do movimento negro.

 

LEIA TAMBÉM

Receita Federal deixa de exigir autenticação de documentos

Quem precisar solicitar serviços ou prestar algum tipo de esclarecimento para a Receita Federal não precisa mais autenticar os documentos de comprovação de informações.

--------------------

Rebeca afirmou que ainda está processando a informação, e disse que se sente aliviada com a decisão e o fim do processo. 

O Itamaraty foi fundamental para que esse processo se encerrasse. Por 4 anos a Justiça não conseguiu resolver um processo sem bases jurídicas consistentes“, afirmou.

Segundo ela, a procuradora disse, no processo, que sua cor era “parda clara“, o que não a tornaria apta para receber cotas.

“Ela quis criar categorias de pardos, algo que não existe na legislação“, afirmou.



Rebeca havia passado, há 3 meses, em um concurso da Polícia Federal.

Já havia assumido o cargo em São Paulo quando o acordo foi celebrado. Agora, ela pretende deixar o trabalho na PF e reiniciar a carreira como diplomata.

Compartilhe