04/02/2022 16:33

Compartilhe:

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022 foi realizada no noite desta sexta-feira (4), no horário local.

O evento ocorreu após preparativos afetados pela pandemia de covid-19 e pelas críticas aos direitos humanos na China, que levaram vários países a montar um boicote diplomático.

Foto: Fabrizio Bensch / Reuters

Realizado no primeiro dia da primavera pelo calendário chinês, o evento começou com uma apresentação de dançarinos acenando com hastes verdes brilhantes para transmitir a vitalidade da temporada.

A apresentação foi seguida por uma explosão de fogos de artifício brancos e verdes que soletravam a palavra "Primavera".

Depois disso, a bandeira chinesa foi passada entre 56 pessoas representando diferentes grupos étnicos da China antes que fosse hasteada e o hino nacional executado.

Em um cubo tridimensional semelhante a um bloco de gelo, imagens de cada um dos 23 Jogos de Inverno anteriores foram esculpidas por lasers.

O bloco foi então "quebrado" por jogadores de hóquei no gelo, permitindo que os anéis olímpicos surgissem, todos em branco.

Jaqueline Mourão e Edson Bendilatti desfilaram como porta-bandeiras do Brasil na cerimônia de abertura da Olimpíada, representado a delegação nacional com 11 atletas // Reprodução Twitter

---------------

O tradicional "desfile das nações" foi iniciado com o anúncio de "Hong Kong, China", gerando aplausos no estádio.

A cerimônia desta sexta-feira (4) começou logo após o presidente chinês, Xi Jinping, e o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, entrarem no icônico estádio Ninho de Pássaro.

Dirigido por Zhang Yimou, repetindo a participação nos Jogos de Verão de 2008 em Pequim, o evento contou com 3.000 artistas em um palco composto por 11.600 metros quadrados de tela de LED de alta definição semelhante a uma superfície de gelo.


Veja as imagens nesta excelente cobertura do Sportv:

--------------------
 

LEIA TAMBÉM

Nasa planeja derrubar Estação Espacial Internacional no oceano em 2031

A Nasa pretende derrubar a Estação Espacial Internacional (ISS) em uma parte remota do Oceano Pacífico em pouso controlado em 2031.

--------------------

Nos acompanhe por e-mail!