>

26/06/2023 10:46

Compartilhe:

Lira foi absolvido pelo STF de acusação ter recebido propina da estatal que cuida de trens e metrôs no Nordeste

Fábio Rodrigues Pozzebom

Arthur Lira (PP-AL), o presidente da Câmara dos Deputados, mantém parentes e apadrinhados políticos no quadro da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), estatal que comanda a operação de linhas de trens e metrô em diversas cidades do Nordeste. A denúncia foi feita nesse domingo (25) pelo jornal O Estado de S. Paulo.

O controle da estatal está nas mãos do alagoano desde o governo Jair Bolsonaro.

Ana Clara Lins Rocha, filha da ex-esposa de Lira Jullyene Lins, é secretária-executiva na CBTU e ganha cerca de R$ 9,2 mil.

Orleanes de Lira Paes Angelo, Kyvia Talline Rocha Melo de Lira e Valmir de Lira Paes, todos primos do parlamentar, seriam assistentes-executivos e gerentes na estatal, com salários ainda maiores.

A revelação ocorre menos de um mês depois de outro episódio envolvendo Lira e a CBTU: no início do mês, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou uma ação contra o presidente da Câmara, após mudar de ideia no meio do julgamento.

Ele foi denunciado em 2019 por supostamente ter recebido propina de R$ 106 mil de Francisco Colombo, ex-dirigente da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU).

O crime, supostamente, foi cometido em 2012. A denúncia, no entanto, caiu por ser baseada apenas em delação premiada.

Nos acompanhe por e-mail!