Lula indicou para a embaixada dos Estados Unidos, um dos cargos mais importantes da política externa, a diplomata Maria Luiza Ribeiro Viotti.
A diplomata chegou a ser cotada para assumir o cargo de ministra das Relações Exteriores de Lula, mas a pasta acabou sob o comando de Mauro Vieira.
A embaixadora Maria Luiza Ribeiro Viotti, durante sabatina no Senado. Foto: José Cruz/Agência Senado
A indicação —a primeira de uma mulher em 199 anos de relações bilaterais— veio em um despacho encaminhado ao Senado, que deve sabatiná-la na Comissão de Relações Exteriores (CRE).
Maria Luiza é uma diplomata com carreira no Itamaraty:
Ela representou o Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU) por seis anos, e comandou a embaixada do Brasil em Berlim por outros três.
Ela também foi chefe de gabinete de António Guterres, o secretário-geral da ONU.
Atualmente a representante americana no Brasil é uma mulher (Elizabeth Bagley), em 2002 Donna Hrinak já havia ocupado tal posto.
Ex-ministro das Relações Exteriores do governo Dilma Rousseff, Antonio Patriota foi indicado por Lula para comandar a embaixada do Brasil no Reino Unido e Irlanda do Norte.
Para comandar a embaixada na Argentina, um dos principais parceiros do país na região, Lula indicou Julio Bitelli, que já foi embaixador na Colômbia.
Além desses nomes foram indicados Ricardo Neiva Tavares para a embaixada da França; Paulino Franco de Carvalho Neto para o Egito; Everton Vargas para a Santa Sé; e Sérgio Danese para o cargo de representante do Brasil junto às Nações Unidas.