O ex-presidente Lula (PT) se mantém em silêncio diante do indulto concedido por Jair Bolsonaro (PL) na última quinta-feira (21) ao deputado bolsonarista Daniel Silveira.
Segundo petistas, ouvidos pelo jornal Folha de S.Paulo, o silêncio parte da avaliação do próprio Lula e de aliados de que é preciso não cair na agenda imposta pelo presidente.
Ainda de acordo com eles, essa seria uma armadilha de Bolsonaro na tentativa de ditar a pauta das eleições presidenciais de outubro.
O objetivo seria desviar de problemas como a fome, a inflação, o preço dos combustíveis e o desemprego no Brasil.
O ex-presidente Lula // Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação
Segundo essa avaliação, Bolsonaro irá impor pautas nas quais se sente confortável.
Um exemplo é o discurso em defesa da liberdade de expressão.
Dessa forma, é preciso ter cuidado para não permitir que bolsonaristas conduzam o debate para esse campo.
Há, entre petistas, a avaliação de que o presidente busca minar a credibilidade do Judiciário em uma tentativa de possibilitar a contestação da lisura do processo eleitoral em caso de uma derrota.
4 maneiras pelas quais o Twitter pode mudar sob Elon Musk
Nas últimas semanas e meses, Musk deu dicas sobre o que mudaria no Twitter – em entrevistas, documentos regulatórios e, é claro, em sua conta no Twitter.
-----------------------
Petistas ressaltam ainda que, ao ganhar visibilidade, Silveira fica fortalecido para um disputa ao Senado pelo Rio de Janeiro.
O ex-presidente também tem sido aconselhado a não se expor.
Ainda de acordo com relatos, o ex-presidente está acompanhando o assunto por meio de informes de sua equipe jurídica, dirigentes e parlamentares petistas.
Dentro dessa ótica, ele pode abordar o assunto em outro momento, como em entrevistas que tem concedido à imprensa.
Com informações da FSP