O ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir-Abdollahian, declarou recentemente que a intensificação do conflito no Oriente Médio parece ser agora uma realidade inevitável.
"Com o agravamento dos combates e o impacto sobre a população civil de Gaza, a ampliação do conflito se tornou uma consequência inevitável", afirmou Amir-Abdollahian durante uma conversa telefônica com Mohammed Bin Abdulrahman Al Thani, ministro das Relações Exteriores do Qatar, na quinta-feira, 9, conforme relatado pela Press TV, emissora estatal iraniana.
Reprodução
Desde os ataques de 7 de outubro, atribuídos ao Hamas, o Irã tem advertido Israel sobre a possibilidade de uma guerra mais ampla.
Grupos apoiados por Teerã, incluindo o Hezbollah no Líbano e os Houthis no Iêmen, intensificaram ataques contra Israel, forçando as forças israelenses a operarem em múltiplas frentes.
Como resposta e para prevenir que o Irã se beneficie do conflito entre Israel e o Hamas, os Estados Unidos enviaram ao Oriente Médio um submarino da classe Ohio, equipado com 154 mísseis de cruzeiro Tomahawk com alcance superior a 1.500 quilômetros, além de dois porta-aviões.