02 de Dezembro de 2020

Notícias

Edição: Hugo Julião
15:54
22/11/2020

Mom Air: a companhia aérea falsa que atraiu milhares de reservas

Pensou que 2020 já tinha revelado todas suas surpresas? Há ainda uma candidata para a notícia menos provável para terminar o ano no turismo: o lançamento de uma nova companhia aérea.

Enquanto a indústria da aviação luta para se manter à tona, com as companhias aéreas perdendo dinheiro por todo lado, foi uma surpresa ver o “lançamento” da Mom Air, uma companhia aérea que prometia conectar a Islândia aos dois lados do Atlântico.

(Fotos: Oddur Eysteinn Fridriksson/Mom Air)

De um jeito suspeito, o anúncio da Mom Air se parecia com o da WOW Air, que faliu em 2019 e cujo nome, se virado de cabeça para baixo, vira MOM.

O roteiro entre a Europa à América do Norte — atendendo a grandes cidades, como Londres, Paris, Berlim, Boston e Toronto — anunciado pela falsa companhia até parecia bastante sensato.

Mas foram as outras políticas propostas da Mom Air que causaram surpresa.

Aeronave da WOW Air, que faliu em 2019 (Reprodução)

A companhia aérea parecia estar copiando o manual da aérea Ryanair, cobrando não apenas pelos assentos, wi-fi no voo e bagagem de mão, mas também por papel higiênico, sabonete e até coletes salva-vidas (o que é ilegal).

A empresa até ofereceu “voos da Covid”, para aqueles com resultado positivo e aqueles que já haviam contraído a doença —esses seriam atendidos por funcionários que tiveram a doença e desenvolveram anticorpos.

Parecia uma fraude —mas encorajados por outras diretrizes mais amigáveis para os passageiros, como dar dois bilhetes grátis por voo, não exigir pagamento até dois dias antes da decolagem, oferecer cancelamento gratuito e assentos de reserva baratos, clientes em potencial correram para o site.

A Mom Air também parecia preencher os quesitos socialmente corretos, como prometer empregar mulheres e homens em quantidades iguais e proteger a natureza ao compensar o gasto de carbono, usar materiais reciclados e eliminar o uso de papel.

O resultado? Quase 10 mil seguidores no Instagram e 6 mil pedidos de reserva, de acordo com o CEO, em apenas duas semanas, antes mesmo de a companhia aérea anunciar datas e preços.

O artista Oddur Eysteinn Fridriksson no "lançamento" da Mom Air (Foto:CNN)

Havia apenas um problema. Oddur Eysteinn Fridriksson, CEO da Mom Air, apelidado Odee, é um artista.

Segundo ele disse à CNN, o projeto era “mostrar exatamente o quão obscura é nossa realidade”, pois bastou criar um site e enviar comunicados à imprensa para “nosso mundo virar de cabeça para baixo”.

Na verdade, ele planejava continuar o projeto por mais de duas semanas, mas a atenção que a Mom Air recebeu tornou-se muito estressante.

Mom Air emitiu bilhetes gratuitos para fãs e influenciadores

Odee foi inflexível ao confirmar que se tratava de uma companhia aérea de verdade, tanto para jornalistas e fãs em uma “coletiva de imprensa de lançamento” quanto para os advogados que representam a WOW Air (que tem planos de relançamento).

Após 15 dias, ele confirmou que era um projeto de arte.

“Foi muito difícil”, diz ele. “Recebi 6 mil reservas, 200 reclamações, dois comentários por minuto nas redes sociais” (a CNN não pôde verificar essas afirmações, embora 10 mil pessoas tenham assistido ao vídeo de “lançamento” de 41 minutos da companhia aérea no Facebook).

“Eu estava tentando acompanhar tudo e fazer parecer que havia muitas pessoas trabalhando na empresa”.

O projeto certamente atingiu um ponto importante. Fridriksson diz que foi contatado por uma empresa de leasing de aeronaves, que lhe ofereceu “aviões, pessoal e serviços em terra”.

“Uma empresa de logística me ofereceu slots em aeroportos. Uma empresa que lida com marketing para uma grande companhia aérea europeia disse que gostaria de adicionar a Mom Air ao seu portfólio e me ajudar a estabelecer uma base no Egito”, revelou.

Friðriksson disse até que recebeu uma oferta de emprego de uma companhia aérea rival.

A "companhia aérea" prometeu focar na desigualdade de gênero, colocando mulheres em posições de poder

A imprensa islandesa chegou a informar que o advogado da extinta WOW Air chamou-o de “homem talentoso” e sugeriu que ele voltasse sua atenção para ajudá-los a colocar a companhia aérea de volta à operação.

Mas ele também acha que os viajantes estão desesperados por boas notícias.

As pessoas viram a companhia aérea como um raio de sol”, comentou. “Elas estavam tão cansadas de ficar presas em casa, querendo viajar para o exterior, que isso lhes deu uma sensação relaxante por alguns dias e as fez sonhar."

Claro, ele também fez promessas que não tinha intenção de cumprir.

A Mom Air distribuiu passagens nas redes sociais, chegando a enviar vouchers físicos para um suposto voo em 2021-2022.

Mas ele não se sente culpado.

“Meu foco principal era mostrar a obscuridade de como você pode simplesmente colocar uma fachada e dizer às pessoas que você tem uma empresa, e as pessoas começarão a acreditar e interagir com ela”, afirmou.

Segundo ele, o colapso da WOW Air atingiu duramente os islandeses. Nesse sentido, o lançamento da misteriosa Mom Air foi um ato político.

E seus acenos para a igualdade de gênero e o meio ambiente estavam, disse ele, zombando das técnicas modernas de marketing.

“É uma característica de empresas como esta fazer ‘lavagem verde' ou 'lavagem pink’ em seus negócios, então eu estava tentando estar no personagem”, diz ele.

A Mom Air pode ter feito sua grande revelação, mas Fridriksson diz que alguns fãs não estão dispostos a aceitar a verdade.

“As pessoas ainda estão tentando reservar voos”, diz ele. “Estão enviando emails, dizendo: 'Vi que isso é uma obra de arte, mas ainda haverá uma companhia aérea? O projeto ainda está vivo e vou continuar coletando dados até que esteja satisfeito e possa fechá-lo."

Nesse ínterim, ele afirma não ter recebido uma única reclamação sobre sua fraude:

Não houve nenhuma palavra dos influenciadores que anunciaram sua falsa companhia aérea, ou mesmo de pessoas que "ganharam" passagens gratuitas.

E embora ele não tenha nenhum desejo de realmente lançar uma companhia aérea, Fridriksson acha que a Mom Air pode não estar muito longe da verdade sobre voos de baixo custo no futuro.

Com informações da CNN Travel

Compartilhe