09/02/2021 11:55

Compartilhe:

A transmissão do coronavírus de um primeiro animal e depois de um segundo antes da contaminação para humanos é a hipótese "mais provável" para explicar o início da epidemia de Covid-19.

Foi o que afirmou um especialista da Organização Mundial de Saúde (OMS) nesta terça-feira (9), ao término de uma missão conjunta de cientistas da entidade e da China em Wuhan.

Os pesquisadores, entretanto, não conseguiram identificar que animal está na origem do coronavírus.

Marion Koopmans, à direita, e Peter Ben Embarek, centro, representantes da OMS junto com o representante chinês Liang Wannian, à esquerda, durante coletiva sobre estudo da OMS na China para investigar as origens da pandemia do coronavírus em Wuhan, na província de Hubei, no centro da China (Ng Han Guan/AP)

---------------

Esta hipótese requer "pesquisas mais específicas e direcionadas", afirmou em entrevista coletiva Peter Ben Embarek, chefe da delegação da OMS.

Ele acaba de conduzir a investigação na cidade chinesa, considerada o berço da epidemia, no centro do país. 

Não há evidências suficientes para determinar que a Covid-19 estava se disseminando no centro de Wuhan antes de dezembro de 2019, afirmou a missão.



A OMS disse também que considera "extremamente improvável" que a Covid-19 se deva a um erro de laboratório.  

"Na verdade, não faz parte das hipóteses que sugerimos para estudos futuros", acrescentou Embarek.


Esta missão sobre as origens da transmissão do vírus aos humanos, considerada extremamente importante para melhorar os meios de combate a uma próxima epidemia, teve dificuldade para se concretizar.

A China parecia muito relutante em deixar que os especialistas internacionais de várias disciplinas, como epidemiologia e zoologia, investigassem seu território.

A OMS já havia alertado que seria necessário ter paciência antes de encontrar uma possível resposta para o início desta pandemia.

Com informações da AFP

Nos acompanhe por e-mail!