04/02/2023 06:57

Compartilhe:

O Pentágono dos Estados Unidos declarou, na noite desta sexta-feira (3), que outro balão espião chinês está atualmente em trânsito na América Latina.

Estamos vendo relatos de um balão transitando pela América Latina. Agora avaliamos que é outro balão de vigilância chinês”, disse o secretário de imprensa Brig. O general Patrick Ryder revelou a informação em um comunicado à CNN.

Não está claro exatamente onde o balão está na América Latina – mas uma autoridade dos EUA disse à CNN que não parece estar indo para os Estados Unidos.

Pentágono // Foto: Getty Images

O primeiro suposto balão espião chinês está sobrevoando o território dos Estados Unidos, sob estreita vigilância do Departamento de Defesa, disseram autoridades americanas na quinta-feira (2).

A revelação provocou uma nova onda de tensões entre Pequim e Washington, pouco antes da viagem do secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, à China.

O brigadeiro-general Patrick Ryder, porta-voz do Pentágono, disse que o governo dos EUA está rastreando o balão – que tem o tamanho de três ônibus – há vários dias enquanto ele se deslocava pelo norte do país.

Autoridades militares de alto escalão aconselharam o presidente dos EUA, Joe Biden, a não derrubá-lo por medo de que os destroços possam representar uma ameaça à segurança das pessoas no solo, disse o oficial de defesa.

 

Nos acompanhe por e-mail!