O Pré-Caju 2023 ganhou holofotes no último sábado, 28, quando a Prefeitura de Aracaju e o Governo do Estado de Sergipe apresentaram seu plano operacional.
Realizado no Espaço Sobre as Ondas, na Orla da Atalaia, a apresentação contou com a participação do prefeito Edvaldo Nogueira e o governador Fábio Mitidieri.
Artistas de peso no Pré-Caju
- De 3 a 5 de novembro, Aracaju receberá nomes renomados da música brasileira, como Bell Marques, Ivete Sangalo, Xanddy Harmonia, Claudia Leitte, Saulo e Léo Santana.
- O Pré-Caju promete ser um dos principais eventos de Sergipe, destacando a capital no cenário nacional e internacional.
Palavras do prefeito e do governador
- Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju, ressaltou a importância do Pré-Caju para a cidade e para a economia local.
- Já Fábio Mitidieri, governador, enfatizou a parceria entre Prefeitura e Governo, visando o bem-estar da população e o sucesso do evento.
Estrutura do evento já está pronta
- Fabiano Oliveira, vereador e idealizador da festa, apontou a prontidão do planejamento e destacou o compromisso com o turismo local.
- A parceria entre setores público e privado foi ressaltada como essencial para o evento.
Medidas de segurança e mobilidade
Diversos órgãos, tanto municipais quanto estaduais, estarão atuando para garantir a segurança, mobilidade e bem-estar dos participantes.
- A Polícia Militar desdobrará esforços com um grande efetivo, drones e tecnologia avançada.
- Ao todo, a Polícia Militar contará com um efetivo de três mil policiais, 36 viaturas, 13 bases móveis, 32 motocicletas, 24 cavalos, um veículo leve para circulação na faixa de areia, dois ônibus e quatro drones.
- A Polícia Civil também contará com o aumento do efetivo, viaturas nos plantões e com serviços especializados de inteligência para situações de furtos, roubos ou extravios de celulares.
- Da mesma forma, o Corpo de Bombeiros também disponibilizará um grande efetivo para atuação nos três dias de festa.
- Além disso, a corporação contará com três viaturas tipo Auto Bomba Tanque e Salvamento, duas viaturas de Unidade de Resgate, duas viaturas tipo UTV, duas viaturas de apoio e fiscalização, materiais e equipamentos.
- Ainda na equipe estadual, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) terá postos de atendimento no local e estrutura necessária para atender qualquer incidente que possa ocorrer.
- Serão disponibilizadas seis equipes, veículo de suporte avançado, motolâncias e duas viaturas do Corpo de Bombeiros tripuladas por profissionais do Samu.
- Ao todo, 27 profissionais estarão trabalhando.
Ações da prefeitura
A cidade terá serviços especiais de transporte, saúde, segurança e limpeza.
- A Defesa Civil de Aracaju ficará responsável pelo monitoramento das estruturas, enquanto a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) se encarregará da limpeza e gestão de resíduos.
Saúde e bem-estar em foco
A Secretaria da Saúde de Aracaju realizará monitoramentos e distribuirá preservativos.
- Um posto médico avançado será montado para eventuais emergências.
A Secretaria da Assistência Social também terá ações específicas, como o Camarote da Acessibilidade e serviços especializados de abordagem.
Atenção ao trânsito
- Com bloqueios e alterações previstas, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju estará atuando com 46 agentes para garantir a fluidez e segurança no tráfego.
- A população deve ficar atenta às mudanças e buscar rotas alternativas.
- Na sexta-feira, dia 3, a partir das 17h, haverá bloqueio nos dois sentidos da via, desde a rotatória próximo ao Kartódromo até a rotatória do Oceanário.
- No sábado, dia 4, a interrupção de circulação de veículos em toda a extensão da Orla, sentido praias/Centro, será a partir das 6h, e no sentido Centro/praias, a partir das 9h.
- Da mesma forma, no domingo, 5, o bloqueio no sentido Centro/praias será de 9h às 5h de segunda-feira, dia 6.
- Além dos bloqueios na avenida Santos Dumont, no sábado e domingo, a partir das 9h, também haverá interdição no trânsito na avenida Rotary, próximo ao terminal da Atalaia.
- Na Coroa do Meio, também haverá dois pontos de bloqueios: um na avenida Mário Jorge com rua Urbano Neto, e outro na rua Delmiro Gouveia com Urbano Neto.
- Para garantir a mobilidade dos que não utilizarão veículos próprios, a SMTT também disponibilizará três pontos de táxis bandeiras.
- Haverá, ainda, uma operação do transporte público para facilitar o retorno para casa de quem vai ao Pré-Caju.
Estiveram presentes o vice-governador Zezinho Sobral, o deputado estadual Manoel Marcos, o diretor-presidente da Energisa em Sergipe, Roberto Carlos Currais, os vereadores Vinícius Porto, Antônio Bittencourt, Soneca, Nitinho Vitale e Anderson de Tuca, além de secretários municipais e estaduais.
Com informações da PMA