Acompanhado da primeira-dama Danusa Silva, o prefeito Edvaldo Nogueira participou, na noite desta sexta-feira, 3, da abertura do Pré-Caju 2023. Considerada como uma das maiores prévias carnavalescas do país, a festa se concentra na Orla da Atalaia, até o próximo domingo, 5.
A alegria do público está garantida com as apresentações de grandes artistas nacionais como Bell Marques, Ivete Sangalo, Xanddy Harmonia, Claudia Leitte, Saulo e Léo Santana.
O Pré-Caju, que conta com o apoio logístico da Prefeitura de Aracaju, teve início com os shows musicais, no Camarote Aju. Já no sábado, 4, e domingo, 5, os trios elétricos desfilam pela avenida Santos Dumont arrastando os foliões.
Fotos: Ana Lícia Menezes
“Tenho a felicidade de ter sido o incentivador do retorno da festa e hoje ela é uma realidade. Voltamos em 2022 e, este ano ela se repete, já com sucesso de público no primeiro dia, no camarote.
O Pré-Caju é uma festa que desperta a alegria das pessoas, mas sobretudo é um evento que fortalece o nosso turismo e aquece a nossa economia.
Portanto, a Prefeitura se orgulha de ser parte de uma iniciativa extraordinária que gera a possibilidade de melhoria de vida da população”, destacou Edvaldo.
O gestor ressaltou também a relevância da festa para “projetar Aracaju para o Brasil”.
“Veremos neste fim de semana os principais veículos de comunicação do país repercutindo o evento, em horários disputados na mídia. Essa é uma divulgação espontânea muito grande para a nossa cidade.
Além disso, muitos influenciadores estão aqui, participando da festa e divulgando pela internet. Esses são elementos muito importantes de divulgação e atração de visitantes para a nossa capital”, completou.
Idealizador da festa, o vereador Fabiano Oliveira enfatizou o papel que o prefeito Edvaldo desempenhou para que o Pré-Caju acontecesse. Ele também agradeceu aos órgãos da gestão municipal pelo apoio necessário para a realização da edição 2023.
“O grande mentor para o retorno da festa foi o prefeito Edvaldo. Desde que ele retornou à Prefeitura, em 2017, sempre que me encontrava, ele me pedia para achar uma forma de resgatar o Pré-Caju. Através do diálogo que foi aberto com a ABIH, com o Ministério Público, o prefeito estudou, elaborou o decreto e essa festa maravilhosa voltou, aberta para o público, na Orla da Atalaia, com cumprimento de horário, organização e planejamento. A festa está dando certo, é um modelo para todo o Brasil e eu só tenho o sentimento de gratidão, como organizador desta grande prévia. Aproveito para agradecer a todos que fazem a Prefeitura de Aracaju pelo apoio importante”, expressou.
Estão entre as atrações que comandarão os blocos na avenida Saulo Fernandes, Bell Marques, Ivete Sangalo, Léo Santana, Chicabana, Liene Show e Luanzinho, Cláudia Leitte, Xanddy Harmonia, Tomate, Luiz Caldas e Cid Natureza. Já no Camarote Aju, se apresentam Durval Lelis, Pedro Sampaio, Timbalada, Priscila Caroline, Pedro Perdiz, Maysa Reis, Alexandre Peixe, É o Tchan, Mateus Fernandes, Parangolé, Quinto Round, Rafa e Pipo Marques, DJ Dennis, além de Matheus e Kauan.
Logística
Para garantir que a Pré-Caju aconteça com tranquilidade e segurança, diversos órgãos da gestão municipal estarão atuando nos próximos dias, com as ações estratégicas que foram traçadas para o evento. A organização do trânsito, pela SMTT, contará com 46 agentes, que ficarão responsáveis pela orientação na região da Orla da Atalaia e proximidade, assim como pelos bloqueios fixos e temporários, previstos para acontecer em pontos e horários estratégicos.
Já para reforçar a segurança no local, a Guarda Municipal de Aracaju atuará com 200 guardiões, garantindo a proteção dos cidadãos e áreas de visitação turísticas que estarão isoladas. Haverá uma base móvel de videomonitoramento fixa na rotatória de acesso ao terminal da Atalaia que permanecerá na área todos os dias do evento. A Defesa Civil de Aracaju, que acompanhou a montagem das estruturas, se concentrará no monitoramento das áreas.
Para a organização da área, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), contará com um grande efetivo de agentes para fazer a limpeza da área e recolhimento de resíduos em todo o perímetro do evento. Eles integrarão 81 equipes que serão distribuídas por dias e turnos. Também serão disponibilizadas estruturas e maquinários para dar celeridade ao recolhimento dos resíduos. A expectativa é recolher mais de 26 toneladas de resíduos durante os três dias. A empresa municipal também fará a fiscalização de ocupação da área e será responsável pelos 325 banheiros químicos que foram instalados em toda a extensão do percurso.
A Secretaria da Saúde de Aracaju realizará ações de Vigilância Sanitária, com monitoramento prévio durante todos os dias de festa. Cerca de 12 profissionais estarão atuando. Além disso, agentes de saúde, do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis/IST, distribuirão preservativos e farão orientação sobre a prevenção combinada. Para o atendimento de emergências no local, um posto médico avançado será montado. Ele contará com 10 leitos, sendo dois de estabilização; seis poltronas para medicação rápida; e 30 profissionais atuando por dia, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
A Secretaria da Assistência Social, além de disponibilizar o Camarote da Acessibilidade, realizará o serviço de Abordagem Social. A medida contará com assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais, assistentes administrativos das Proteções Sociais Básica e Especial. Além de atuar em todo o espaço da festa, o serviço também terá um posto onde serão realizados a identificação de possíveis violações de direitos e encaminhamentos para a rede de proteção. Ao todo, a Assistência Social terá 30 profissionais atuando no evento.