Os prefeitos de Aracaju, Edvaldo Nogueira; de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo; de Barra dos Coqueiros, Alberto Almeida; e de São Cristóvão, Marcos Santana, se reuniram nesta quarta-feira, 6, para anunciar que irão recorrer da decisão da juíza Christina Machado de Sales e Silva, da 18ª Vara Cível da capital, que determinou a suspensão da licitação do transporte público da região metropolitana.
Os gestores alegam que a medida judicial prejudica os usuários do transporte público.
Padre Inaldo, prefeito de Nossa Senhora do Socorro, reforçou que o trabalho realizado ao longo dos anos visava beneficiar a população da região metropolitana. “O consórcio se consolidou para beneficiar as cidades da região e a população de cada uma delas”, disse.
Alberto Almeida, prefeito da Barra dos Coqueiros, destacou a transparência do processo: “Foi um processo criterioso e voltado para um objetivo comum: levar uma melhor qualidade ao transporte público.”
Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão, ressaltou a escolha de Renato Telles como diretor-executivo do consórcio, ressaltando sua experiência técnica na área. “Renato demonstrou conhecimento sobre o tema e foi escolhido legitimamente pelos quatro prefeitos.”
No dia 16 de setembro foi assinado o contrato do Consórcio Metropolitano com as empresas vencedoras da licitação do transporte coletivo.
Com a formalização do documento, a Viação Atalaia Ltda e a Transportes Sergipe Limitada passaram a ter um prazo, a partir da data, de 180 dias para operacionalizar o sistema nos quatro municípios, de acordo com o que estabeleceu o processo licitatório.
No processo, a empresa Transportes Sergipe Limitada, de Minas Gerais, foi a vencedora do primeiro lote e irá operar nas cidades de Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e Aracaju. Já o segundo lote teve como vitoriosa a Viação Atalaia, que vai operar nas cidades de Aracaju e São Cristóvão.
De acordo com a licitação, fica estabelecida uma frota de 473 ônibus para circular na região metropolitana. Os veículos devem possuir idade média de cinco anos e meio, com sinal Wi-Fi, inserção progressiva de ar-condicionado, entre outras benfeitorias.
As Prefeituras de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão, que participam do consórcio, estão investindo um subsídio de R$ 126 milhões, rateado entre elas, de acordo com o quantitativo populacional de cada município. Além disso, o Consórcio conta ainda com a participação do Governo do Estado.
Com informações da PMA
Matérias sob editoria da equipe de redatores do portal.