>

09/04/2025 17:01

Compartilhe:

Ônibus eletrico na avenida de Aracaju

A Prefeitura de Aracaju deu início a mais uma rodada de testes com ônibus elétrico no sistema de transporte coletivo da capital.

O modelo Ative Integral 100% elétrico, fabricado pela Marcopolo, começará a circular ainda esta semana por diferentes linhas da cidade, operado de forma alternada pelas empresas Viação Atalaia e Modelo.

Com autonomia de até 250 km por carga e capacidade para 80 passageiros, o veículo será testado por 30 dias — 15 com a Viação Atalaia e os outros 15 com a Modelo — em linhas que abrangem todas as zonas de Aracaju.

Inovações do novo ônibus elétrico

O modelo testado oferece diversas melhorias tecnológicas e de conforto:

  • Piso baixo de fácil acesso
  • Ar-condicionado
  • Espaço para pessoas com deficiência
  • Carregadores USB
  • Funcionamento silencioso

Compromisso com a modernização

A prefeita Emília Corrêa destacou o compromisso da gestão com a modernização contínua do transporte público:

“Daqui para frente o transporte coletivo será modernizado e isso vai transformar a vida e o dia a dia das pessoas em Aracaju. Isso vai fazer uma diferença muito grande”, afirmou a prefeita.

Ela também ressaltou as melhorias já implementadas:

“Antes a gente via os usuários sendo transportados em sucatas, com insegurança, ônibus incendiando. Acabou isso. [...] Temos acessibilidade, wi-fi, ar-condicionado, silêncio, tomada USB — tudo para o conforto das pessoas e com segurança”, concluiu.

Histórico e próximos passos

Este é o segundo teste com ônibus elétrico promovido pela Prefeitura. No início do ano, o modelo Azure A12 BR, da TEVX Higer, também circulou por 30 dias nas ruas da capital.

A testagem faz parte de uma série de ações previstas pela gestão municipal para modernizar o sistema de transporte:

  • Manutenção da tarifa em R$ 4,50
  • Renovação de 30% da frota com veículos climatizados
  • Sanção da lei que autoriza a compra de ônibus elétricos
  • Suspensão da licitação irregular
  • Discussões para nova licitação do Consórcio Metropolitano

Linhas atendidas durante os testes

Viação Atalaia

  • 001 - Augusto Franco / Bugio
  • 005 - Maracaju / DIA
  • 080 - Bugio / Atalaia
  • 100.2 - Circular Shopping 02
  • 200.1 - Circular Industrial e Comércio 01
  • 401 - Inácio Barbosa / Unit / DIA
  • 405 - 17 de Março / DIA
  • 410 - Horto Santa Maria / DIA
  • 414 - Marivan / DIA
  • 720 - Unit / Centro

Modelo

  • 001 - Augusto Franco / Bugio
  • 008 - Porto Sul / Bairro Industrial
  • 051 - Atalaia / Centro
  • 100.1 - Circular Shopping 01
  • 200.2 - Circular Industrial e Comércio 02

 

Com informações da PMA

Da redação

Da redação -

Aracaju Magazine

Matérias sob editoria da equipe de redatores do portal. 

Nos acompanhe por e-mail!