A Prefeitura de Aracaju deu início a mais uma rodada de testes com ônibus elétrico no sistema de transporte coletivo da capital.
O modelo Ative Integral 100% elétrico, fabricado pela Marcopolo, começará a circular ainda esta semana por diferentes linhas da cidade, operado de forma alternada pelas empresas Viação Atalaia e Modelo.
Com autonomia de até 250 km por carga e capacidade para 80 passageiros, o veículo será testado por 30 dias — 15 com a Viação Atalaia e os outros 15 com a Modelo — em linhas que abrangem todas as zonas de Aracaju.
O modelo testado oferece diversas melhorias tecnológicas e de conforto:
A prefeita Emília Corrêa destacou o compromisso da gestão com a modernização contínua do transporte público:
“Daqui para frente o transporte coletivo será modernizado e isso vai transformar a vida e o dia a dia das pessoas em Aracaju. Isso vai fazer uma diferença muito grande”, afirmou a prefeita.
Ela também ressaltou as melhorias já implementadas:
“Antes a gente via os usuários sendo transportados em sucatas, com insegurança, ônibus incendiando. Acabou isso. [...] Temos acessibilidade, wi-fi, ar-condicionado, silêncio, tomada USB — tudo para o conforto das pessoas e com segurança”, concluiu.
Este é o segundo teste com ônibus elétrico promovido pela Prefeitura. No início do ano, o modelo Azure A12 BR, da TEVX Higer, também circulou por 30 dias nas ruas da capital.
A testagem faz parte de uma série de ações previstas pela gestão municipal para modernizar o sistema de transporte:
Com informações da PMA
Matérias sob editoria da equipe de redatores do portal.