A 33ª edição do ‘Sergipe é aqui’ chegou na última sexta-feira, 23, na região do baixo São Francisco, para disponibilizar à população de Brejo Grande mais de 170 tipos de serviços, em diversas áreas, ofertados pela administração estadual e órgãos parceiros.
Os postos de atendimento ficaram concentrados, ao longo do dia, numa grande estrutura montada no entorno da Escola Municipal José Moacir Mendonça e na sede da prefeitura, no centro da cidade.
Andria Silva Santos e a pequena Isabel
Situado às margens do Rio São Francisco, o município de Brejo Grande, conhecido como um dos maiores produtores de camarão do estado, virou, por um dia, a capital de Sergipe.
Desde as primeiras horas da manhã, a procura por atendimentos como a emissão de documentos, cadastro em benefícios sociais, consultas e exames médicos, foi intensa por parte da população.
A dona de casa Andria Silva dos Santos, 25, chegou logo cedo para levar a filha, a pequena Isabel, de apenas 4 anos, para atualizar o calendário vacinal.
“Aqui é bom porque a gente consegue fazer um monte de coisas num único lugar e rapidinho. Quando sairmos daqui, ainda vamos para o atendimento com o dentista. Quero aproveitar ao máximo tudo que tem aqui”, disse.
A procura pelos atendimentos de saúde nas carretas da mulher e do homem também foi bastante intensa ao longo do dia.
“Essa é uma oportunidade única para quem mora aqui em Brejo Grande. Eu vim fazer meu exame de lâmina e pegar o encaminhamento para fazer outro exame, o transvaginal. Os serviços chegaram numa hora excelente e como se pode ver, a população está aproveitando bastante. Está de parabéns o Governo do Estado. Espero que retorne mais vezes”, disse a moradora Ana Lúcia, de 42 anos.
Érica Vanessa Santos Cravo
A exemplo das edições anteriores, os atendimentos para emissão de documentos, como RG, CPF e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), também foram muito acessados.
“Vim tirar a segunda via do meu RG, que já estava precisando há muito tempo, e aproveitei para visitar também o estande da agricultura. Estou levando uma mudinha de acerola para plantar em meu quintal. Essa é uma iniciativa muito importante, que já está fazendo muito bem para toda a população”, disse a moradora Érica Vanessa Santos Cravo.
Joselina Ferreira Santos
A presença de toda estrutura governamental disponibilizada pelo programa também favorece a cidadãos que estão com diferentes pendências.
É o exemplo da moradora Joselina Ferreira Santos, 52, que buscou atendimento no estande da Deso.
“Quando soube que a Deso estaria aqui para atender as necessidades da população, vim logo para tentar o parcelamento da minha conta de água, e como essa negociação só conseguiria fazer em Neópolis, aproveitei e vim logo resolver. Saio muito satisfeita”, destacou.
Valter Júnior
Aluno do 3º ano do ensino médio, Valter Júnior foi até o estande da SuperJuv para emitir a sua carteirinha do ID Jovem, documento que dá acesso a uma série de benefícios para população jovem.
“Com essa carteira, a gente tem acesso a direitos e benefícios garantidos por lei, como a gratuidade de passagens, a meia entrada em shows e eventos em geral. Enfim, é uma iniciativa que todo jovem deve aproveitar”, ressaltou.
Sergipe é aqui
Lançado em fevereiro de 2023, o Sergipe é aqui já visitou 33 cidades e alcançou mais de 150 mil cidadãos. A próxima edição do programa está prevista para esta sexta-feira, 30 de agosto, na cidade de Nossa Senhora de Lourdes, no sertão sergipano.