O ex-presidente Lula avalia a possibilidade de comparecer à manifestação nacional contra o presidente Jair Bolsonaro marcada para sábado (19).
A tendência, segundo pessoas próximas ao petista ouvidas pelo jornal Folha, era que ele descartasse a hipótese, diante do risco de contaminar eleitoralmente a mobilização.
A concentração está sendo convocada por partidos como PT, PSOL e PC do B, centrais sindicais, movimentos sociais, organizações estudantis e coletivos progressistas.
----------
Lula, que retornou a São Paulo após compromissos políticos no Rio de Janeiro, provavelmente iria ao ato previsto para as 16h na avenida Paulista.
No entanto, há uma avaliação de que uma imagem do ex-presidente cercado por apoiadores, ainda que todos de máscara, sinalizaria desrespeito às recomendações.
Isso respingaria negativamente no discurso adotado pelo petista para se contrapor às atitudes de Bolsonaro.
Um dos argumentos contra a ida foi apresentado por quadros do PT ligados à área da saúde e que acompanham o avanço da pandemia da Covid-19.
O alerta foi o de que seria impossível evitar aglomerações em torno do ex-presidente em um ambiente público.
----------
Por outro lado, há pressão de aliados que veem contradição na hipótese de ele endossar a ida às ruas, mas se ausentar.
Para essa ala, a eventual participação precisa ser dissociada do pleito de 2022 e traduzida, na verdade, como engajamento pessoal do petista em uma questão imediata.
As principais bandeiras são o impeachment de Bolsonaro, o pedido de mais vacinas contra a Covid-19 e o pagamento de auxílio emergencial de R$ 600.
As pautas foram definidas por centenas de organizações, que têm buscado unidade de discurso e se blindado contra atritos que comprometam a coesão.
Até esta quarta-feira (16), estavam confirmados 319 atos no país e no exterior, entre passeatas e carretas.
A orientação é para que os participantes usem máscara (preferencialmente do tipo PFF2), se possível levem máscaras para doação, carreguem álcool em gel e mantenham o distanciamento social.
Com informações da Folha