28/03/2022 11:04

Compartilhe:

O STF (Supremo Tribunal Federal) rejeitou hoje, por maioria de votos, uma ação que pedia a volta dos showmícios em eleições, proibidos por lei desde 2006.

O pedido pela volta dos eventos foi feito em 2018 pelos partidos PSB, PSOL e PT, mas acabou negado por 8 votos a 2.

Ficaram vencidos os ministros Luís Roberto Barroso e Cármen Lúcia.

Foto: Reprodução

Sete ministros, porém, decidiram autorizar shows musicais em eventos de arrecadação de campanha, desde que não envolvam pagamento aos artistas.

Estes eventos, segundo o STF, se diferenciam dos showmícios porque são feitos para apoiadores da campanha, e não para o público externo.

"Enquanto o showmício configura uma modalidade de propaganda eleitoral direcionada ao público em geral para captação de votos, o evento de arrecadação tem finalidade diversa, qual seja, a de acionar os apoiadores da candidatura com o intuito de obter recursos para a viabilização da campanha eleitoral", explicou em seu voto o ministro Dias Toffoli, relator do caso.

Apenas três ministros votaram para proibir também os shows em eventos de campanha:

Gilmar Mendes, Nunes Marques e o presidente da Corte, Luiz Fux.

Com isso, o placar foi de 7 votos a 3 a favor da autorização a estes eventos.

 

LEIA TAMBÉM

Will Smith dá tapa em Chris Rock após ele fazer piada agressiva com Jada, sua mulher; veja o vídeo

Apresentador de um dos prêmios do Oscar 2022, Chris Rock causou um verdadeiro climão com Jada Pinkett-Smith e Will Smith.

--------------------

Segundo o advogado Renato Ribeiro de Almeida, especialista em Direito Eleitoral, a legislação faz uma distinção clara entre os showmícios e os eventos de arrecadação.

Estes últimos precisam ser informados sob esta classificação à Justiça, e os recursos levantados na ocasião devem ser declarados como uma doação eleitoral comum.

"Um evento de arrecadação tem que ser feito mediante recibo eleitoral.

Há uma diferença entre o showmício, aberto para todo mundo, e o evento de arrecadação, para pessoas que compram previamente ingressos de entrada.

Aí podem servir comidas, bebidas, e também pode haver apresentações artísticas", explica.

 

Com informações do UOL

Nos acompanhe por e-mail!