Neste sábado (12) foi detectado um submarino nuclear dos EUA da classe Virginia perto da ilha Urup, nas ilhas Curilas, disse o Ministério da Defesa da Rússia.
"[...] Às 10h40 [horário de Moscou, ou 02h40, no horário de Brasília], foi detectado um submarino de classe Virginia da Marinha dos EUA na área das manobras programadas da Frota do Pacífico, nas águas territoriais da Federação da Rússia, perto da ilha de Urup, nas ilhas Curilas", indicou o órgão do governo russo.
O ministério relatou que foi transmitida à tripulação americana uma mensagem no idioma inglês e russo:
"Vocês estão em águas territoriais da Rússia. Emerjam imediatamente!". No entanto, a exigência russa foi ignorada.
Foto: US Navy
"Em conformidade com os documentos orientadores sobre a defesa das fronteiras marítimas da Federação da Rússia, a tripulação da fragata Marshal Shaposhnikov da FP [Frota do Pacífico] aplicou os meios apropriados", indica a informação do Ministério da Defesa russo.
O ministério acrescentou que o submarino dos EUA usou um simulador autopropulsado para duplicar o alvo nos radares, antes de abandonar as águas territoriais russas a grande velocidade.
O comunicado informou também que a Frota do Pacífico da Rússia está conduzindo manobras navais, e segue controlando o ambiente marítimo para impedir a violação das fronteiras territoriais do país.
LEIA TAMBÉM
Chanceler britânica teria negado por engano soberania russa sobre regiões de Rostov e Voronezh
Durante encontro com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, a representante britânica Liz Truss teria confundido áreas russas com ucranianas.
---------------------
Em resposta ao evento, o Ministério da Defesa da Rússia revelou ter convocado o adido militar dos EUA.
"Tendo em conta a violação, por um submarino da Marinha dos EUA, da fronteira da Federação da Rússia, o adido militar da embaixada dos EUA em Moscou foi convocado ao Ministério da Defesa da Rússia", informou o órgão, adicionando que entregou uma nota ao adido militar.
A nota qualifica de violação grosseira do direito internacional as ações do submarino norte-americano.
"As ações provocativas do navio da Marinha dos EUA criaram uma ameaça à segurança nacional da Federação da Rússia. O Ministério da Defesa da Rússia insiste na necessidade de os EUA tomarem medidas para evitar tais situações no futuro", escreveu o ministério russo.
A pasta acrescentou que não exclui tomar quaisquer medidas que garantam a segurança da Rússia.
Com informações da Sputinik