Ao menos sete pessoas morreram em decorrência de um terremoto de magnitude 5,9 na escala Richter registrado neste sábado (10) na costa da Indonésia, segundo informações da agência Reuters.
O epicentro do terremoto foi localizado a 82 km de profundidade e a 45 km da cidade de Malang, na ilha de Java, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
O terremoto, ocorrido às 14h locais (02h em Brasília), foi sentido em toda a região leste de Java, onde vivem 40,7 milhões de pessoas.
Em Malang e seus arredores, localidade de 3 milhões de habitantes, o tremor assustou muitos moradores.
"Foi forte e durou muito tempo", disse a moradora Ida Magfiroh à agência de notícias AFP.
Moradores inspecionam casa em Malang, atingida pelo tremor de terra ocorrido neste sábado na costa da ilha de Java, na Indonésia (Antara Foto/Reuters)
-------------------
Segundo a Agência Nacional de Preveção de Desastres, ao menos sete pessoas morreram, outras duas sofreram ferimentos graves e dez pessoas ficaram levemente feridas.
Várias famílias do leste de Java tiveram que ser evacuadas, reportam as agências internacionais.
Imagens da mídia local mostram casas que ruíram na costa sudeste da ilha, a mais próxima do epicentro do tremor (Reprodução/Yahoo News)
Os arquipélagos do sudeste asiático sofrem uma grande atividade sísmica e vulcânica por causa de sua posição no denominado "Cinturão de fogo" do Pacífico, área de choque de placas tectônicas.
Em 2018, a região de Palu, na ilha de Celebes, foi afetada por um violento tremor de terra de magnitude 7,5 seguido por um tsunami devastador.
Esta catástrofe deixou mais de 4.300 mortos e desaparecidos e ao menos 170.000 deslocados.
Com informações da AFP