31/05/2022 18:18

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O UOL ouviu especialistas para elaborar critérios e classificar as pesquisas eleitorais, analisando sua metodologia e cenários apontados.

Os levantamentos dos institutos são fotografias que retratam o momento específico de quando são feitos, então se tornam mais relevantes quanto mais perto estão da data das eleições.

Esses especialistas, alguns deles estatísticos que trabalham para institutos de pesquisas, participaram dessa análise sob a condição de anonimato. Nenhum deles permitiu ser identificado.

Segundo esses critérios, a classificação feita pelo UOL é:
 

Muito confiável

instituto com histórico confiável e consolidado, com uso de método de entrevistas consistente e transparente;

Confiável

instituto usa método de entrevistas consistente e transparente, mas sem histórico tão consolidado;

Só aponta tendências

instituto com método de entrevistas não tão consistente, mas que serve para registrar mudanças nos cenários eleitorais;

Controversa

instituto com método de entrevistas não tão consistente e com cenários eleitorais já rebatidos por especialistas.


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Muito confiável


Datafolha

É um instituto que foi fundado em 1983.

Geralmente faz levantamentos sobre intenções de voto abordando entrevistados em pontos de grande fluxo de pessoas em áreas estabelecidas conforme distribuição do eleitorado brasileiro.

O número de entrevistados para as pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais varia de 2.000 a 5.000 pessoas, com índice de confiabilidade de 95%.

Ipec

Apesar de fundado em fevereiro do ano passado, carrega consigo a experiência dos antigos diretores do Ibope, instituto consolidado e que antecipou com precisão resultados eleitorais anteriores.

Em suas pesquisas, abordou entrevistados em suas casas, localizadas em áreas estabelecidas conforme distribuição do eleitorado brasileiro.

Cerca de 2.000 pessoas são entrevistadas em cada pesquisa do Ipec, com índice de confiabilidade de 95%.

MDA

É um instituto fundado em 1988. Em 2012, tornou-se parceiro da CNT (Confederação Nacional do Transporte) e passou a realizar somente a pedido da confederação levantamentos sobre intenções de votos.

Durante as últimas eleições presidenciais, o MDA realizou pesquisas com entrevistas presenciais feitas na casa de eleitores.

Esses levantamentos ouviram sempre cerca de 2.000 pessoas, com confiabilidade de 95%.


Confiável


Ipespe

É um instituto fundado em 1986, que faz pesquisas financiadas pela XP Investimento e geralmente por telefone.

Pesquisas sobre a corrida presidencial de 2018 ouviram 2.000 pessoas.

Levantamentos realizados em 2021 entrevistaram metade disso.

A margem de erro dessas últimas pesquisas foi de 3,2 pontos percentuais, acima dos 2 pontos percentuais que pesquisas eleitorais geralmente têm.

Quaest

Até 2020 não realizava pesquisas eleitorais presidenciais, só em Minas Gerais.

O instituto tem uma parceria com a Genial Investimentos, a qual financia levantamentos sobre a corrida presidencial de 2022.

As pesquisas são realizadas com entrevistas presenciais com entre 1.500 e 5.000 eleitores —em outras ocasiões, também admite levantamentos telefônicos ou por painel digital.

Ideia

Foi fundado em 2011 e até 2018 realizava pesquisas eleitorais para divulgação exclusiva para seus clientes.

Foi só durante 2018 que passou a tornar público seus dados.

Os métodos utilizados variam.

Os levantamentos têm margem de erro entre 2 e 3 pontos percentuais e índice de confiabilidade de 95%.

 

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Só aponta tendências


PoderData

Utiliza um método de entrevistas por telefone feitas por um robô.

O equipamento liga para o telefone do eleitor, que escuta perguntas gravadas e as responde discando em seu telefone.

Foi fundado em 2017. Durante a última eleição presidencial, a margem de erro dos levantamentos foi sempre de 2 pontos percentuais e o índice de confiabilidade de 95%.

FSB Pesquisa

É um instituto fundado em 2008 e ligado ao grupo FSB Comunicação, que presta serviços a empresas e órgãos públicos.

Essas pesquisas são realizadas principalmente por telefone. Usualmente, a FSB pesquisa ouve 2.000 pessoas em seus levantamentos eleitorais, que têm índice de confiabilidade de 95%.

Vox Populi

É um instituto que faz pesquisas financiadas por empresas, entidades, sindicatos, partidos políticos, veículos de comunicação e instituições acadêmicas.

O instituto geralmente faz pesquisas sobre intenções de voto abordando eleitores em suas casas.

Nesses levantamentos, costuma ouvir entre 1.300 e 3.000 pessoas, com margem de erro de 2 a 3 pontos percentuais.

 

Controversa


Atlas

Geralmente coleta os questionários por meio da metodologia Random Digital Recruitment (RDR), com convites aleatórios respondidos por usuários de internet durante uma navegação padrão.

O número de entrevistados varia de 1.600 a 6.000 pessoas.

A margem de erro é de 1 a 2 pontos percentuais, com índice de confiabilidade de 95%.

Sensus

Só divulga informações muito genéricas sobre seus métodos. Durante a eleição de 2018, financiou com recursos próprios a realização de pesquisas presidenciais.

Foram ouvidos 1.500 eleitores em cada levantamento, mas só em Minas Gerais.

A margem de erro das pesquisas era de 2,5 pontos percentuais e o índice de confiabilidade foi de 95%.

Futura Inteligência

Só realiza pesquisas presidenciais desde 2021. As entrevistas são feitas por telefone.

As pesquisas presidenciais da Futura Inteligência ouvem 2.000 eleitores.

Têm índice de confiabilidade de 95% e margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

Paraná Pesquisas

Já foi questionado pela Abep (Associação Brasileira das Empresas de Pesquisas), que faz auditorias nos institutos filiados, sobre sua metodologia de trabalho.

Foi fundada em 1990 e realizou seu primeiro levantamento sobre intenções de voto para presidente em 2013.

Na eleição de 2018, fez pesquisas com entrevistas presenciais financiadas pela empresa de consultoria de investimentos Empiricus e pela Fundação Presidente Jânio Quadros, ligada ao partido PRTB.

Também realiza levantamentos por telefone, a depender do que foi acordado com o financiador da pesquisa.

Não tem um padrão de amostra, margem de erro e índice de confiabilidade.

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