O governo uruguaio planeja a reabertura do país para o dia 24 de agosto.
O anúncio foi feito, nessa segunda (9), pelo presidente Luis Lacalle Pou em entrevista a jornalistas.
Segundo o chefe do Executivo, as autoridades ainda analisam o fim do estado de emergência.
Presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou (2º da esq. para a dir.), ao lado de integrantes do governo durante anúncio de alívio das restrições contra a covid-19
---------
Entre as medidas adotadas estão a reabertura das fronteiras para estrangeiros, presença de público em eventos esportivos, realização de festas de casamentos e aniversários de 15 anos.
Na entrevista, ele salientou a necessidade de cautela na flexibilização das medidas de restrição, mas afirmou que a situação está sob controle e não há nada que sugira que o plano de reabertura do país possa fracassar.
Para justificar as novas medidas, o presidente destacou a queda no número de casos, internações e mortes, além do avanço da vacinação.
De acordo com ele, 73% da população já tomou a 1ª dose da vacina e 65% está com o esquema vacinal completo.
A permissão da entrada de estrangeiros acontecerá a partir de 1º de setembro, com restrições.
Nessa data, quem tiver bens no país e estiver totalmente vacinado poderá entrar. Também serão exigidos teste negativo para a covid-19 e quarentena.
Já a partir de 1º de novembro, será permitida a entrada de estrangeiros sem exceções, desde que tenham tomado as duas doses da vacina contra a covid-19 e apresentem um teste PCR negativo.
Lacalle Pou também anunciou que, excepcionalmente, o Peñarol está autorizado a jogar com torcida.
Isso acontecerá durante o jogo da Copa Sul-Americana contra o peruano Sporting Cristal, quando o estádio poderá receber até 5.000 torcedores.