16/05/2021 05:15

Compartilhe:

Os  Estados Unidos estão prestes a enviar ao Brasil o primeiro voo fretado de imigrantes brasileiros deportados desde o início do governo de Joe Biden.

Na quinta-feira (20), cerca de 130 brasileiros serão mandados de volta, segundo três fontes que acompanham as questões imigratórias americanas.
 


Os voos fretados com deportados ao Brasil tornaram-se frequentes no governo de Donald Trump, como marca de uma contestada política e de uma retórica anti-imigração.

Parte dos imigrantes acredita, no entanto, que Biden tratará melhor os indocumentados e há relatos nesta linha.

Por isso, o fluxo dos que chegam ilegalmente pela fronteira com México aumentou.

Um avião fretado com cerca de 130 imigrantes apreendidos pelas autoridades americanos deve partir na quinta-feira, retomando uma prática comum durante a presidência de Donald Trump (Getty Images)

--------------------

O grande pico nas apreensões pela Patrulha de Fronteira dos EUA (CBP, sigla em inglês) aconteceu em 2019, quando chegou a 18 mil casos – no ano anterior,haviam sido 1,6 mil. 

No ano passado, as travessias caíram em razão dos bloqueios de viagem durante a pandemia e à política estabelecida pelo governo Trump. Para diplomatas, há um fluxo reprimido de imigrantes que agora fazem a travessia a pé. 

Na campanha eleitoral, Biden prometeu trabalhar para regularizar a situação dos imigrantes ilegais que vivem hoje nos EUA, dar tratamento digno aos que chegassem pela fronteira e não deportar estrangeiros nos 100 primeiros dias de governo.

 

Segundo fontes com acesso aos trâmites de deportação, o voo só não partiu antes dos EUA porque autoridades americanas discutiam como providenciar o teste negativo de covid-19 para todos os brasileiros que serão deportados.

Desde 30 de dezembro, todos os passageiros que entram no Brasil precisam apresentar um exame PCR.

Com informações do Estadão

Nos acompanhe por e-mail!