27/11/2021 05:27

Compartilhe:

A informação foi anunciada ontem (26) pelo ministro chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, através de uma rede social nesta sexta-feira, 26.

Uma portaria deve oficializar a medida no Diário Oficial da União neste sábado (27).

A decisão, segundo o ministro, foi tomada em conjunto pela Casa Civil e pelos ministérios de Infraestrutura, Saúde e Justiça e Segurança Pública.

O Brasil fechará as fronteiras aéreas para seis países da África em virtude da nova variante do coronavírus. Vamos resguardar os brasileiros nessa nova fase da pandemia naquele país”, disse Nogueira.

A restrição vale para passageiros da África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue.

Aeroporto de Viracopos, em Campinas (Reprodução)

Outras nações também anunciaram o fechamento das fronteiras para esses países após o descobrimento da variante B1.1.529 do coronavírus, batizada “Ômicron” pela OMS.

Até esta sexta-feira, o Brasil não registrou nenhum caso da nova variante, segundo o Ministério da Saúde.

Por meio de nota, o Ministério disse que “(...) está em constante vigilância e analisa, de forma conjunta com vários órgãos do governo federal, as medidas a serem tomadas”.

Uma análise mais aprofundada da OMS está em andamento para determinar o impacto epidemiológico dessa variante.


PUBLICIDADE

----------

O País também não teve nenhum voo comercial, direto ou com escalas, nas últimas semanas dos países sul-africanos, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

São poucas empresas aéreas que fazem voos do continente africano para o Brasil.

A principal delas é a Ethiopian Airlines, mas a Etiópia não está entre os países de risco no momento.

Ela pode receber voos internos regionais e depois trazer os passageiros para o Brasil, mas esses dados não são divulgados. A empresa alega preservação da privacidade dos passageiros.

Já a Air France/KLM pode trazer passageiros do sul da África, mas eles teriam de passar por escalas em Paris ou Amsterdã. E a Qatar Airways só tem voos de Doha, capital do Catar, para o Brasil.


PUBLICIDADE

----------

Nos acompanhe por e-mail!