>

19/02/2025 15:32

Compartilhe:

Banner: Rotary Club

O Distrito 4391 do Rotary International inicia nesta quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025, a entrega de 36 próteses do projeto Mãos Solidárias.

A primeira entrega será feita pelo Rotary Club de Aracaju-Nova Geração, durante a sua reunião semanal, no Hotel NB, a partir das 12:30 horas.

O Programa Mãos Solidárias consiste na doação de próteses de mãos para pessoas que tiveram as suas amputadas ou que nasceram com deficiência.

Essas próteses são produzidas no Estados Unidos, pela organização não-governamental LN4 Hand Foundation, e enviadas a todo o mundo por meio do Rotary International. 

No Brasil, os Rotary Clubs da cidade de Maringá, no Estado do Paraná, são responsáveis pela coordenação e distribuição do material para o restante do país. Lá, o programa faz parte de um dos projetos deles, denominado “Mobilidade para Todos”.

Como explica Thais Boniares, coordenadora do projeto Mãos Solidárias no Distrito 4391 (100 clubes de Rotary dos Estados de Alagoas, Bahia e Sergipe), e, também associada do Rotary Club de Ilhéus, “há um parâmetro e cadastro prévio com algumas especificações que a pessoa precisa preencher e atender, como ter no mínimo 14 centímetros de coto (pedaço do membro superior) para poder se adaptar à prótese”, exemplificou. 

Ainda segundo Thais, o Brasil recebeu 300 próteses no primeiro semestre deste ano, sendo que tem mais de 600 pessoas inscritas e 240 que já foram aprovadas.

Aqui no Distrito 4391 entregaremos 36 próteses nas próximas semanas. O trabalho é realizado pelos rotarianos juntamente com médicos ortopedistas, fisioterapeutas e outros profissionais, uma vez que no dia da entrega, é necessária a presença de um especialista para o encaixe da prótese e acompanhamento do beneficiário por pelo menos um mês após a colocação.

O Rotary é a maior associação de voluntários do mundo. São mais de um milhão e duzentos mil voluntários que participam de mais de 33 mil clubes em 215 países.

No Brasil são mais de 50 mil rotarianos.  Em Alagoas, Bahia e Sergipe são cerca de dois mil voluntários associados a 100 clubes

 

Assessoria

Da redação

Da redação -

Aracaju Magazine

Matérias sob editoria da equipe de redatores do portal. 

Nos acompanhe por e-mail!