Quem está tentando perder peso tem de criar um déficit calórico no organismo, ou seja gastando mais do que consome através da alimentação e da prática de exercício físico.
Ainda assim, isso não significa que deve planejar um regime alimentar digamos ‘matemático’ conforme explica a revista norte-americana Women’s Health.
Vários estudos já provaram que certos alimentos ricos em calorias e no entanto saudáveis são excelentes opções para emagrecer.
Nesse sentido, a revista consultou nutricionistas e especialistas que revelaram alguns desses alimentos que são amigos da dieta.
Abacate
“Um terço da fruta possui cerca de 80 calorias, mas oferece à volta de 20 vitaminas e minerais, além de três gramas de fibras”, diz a nutricionista norte-americana Samantha Cassetty.
A fruta é ainda abundante em potássio, que contribui para desinchar, e também é rica em gorduras monoinsaturadas.
Juntamente com as fibras, essas gorduras atenuam a fome, promovendo a sensação de saciedade.
Uma excelente sugestão de comer abacate é combiná-lo com ovos mexidos logo ao café da manhã, segundo sugere Marina Chaparro, da Academy of Nutrition and Dietetics.
Gema do Ovo
Optar por comer somente a clara em vez do ovo inteiro pode parecer uma maneira fácil de economizar calorias.
Mas na verdade isso não vai ajudá-lo a longo prazo a livrar-se dos quilos a mais, destaca a nutricionista norte-americana Laura Shoenfeld.
As gemas são riquíssimas em nutrientes essenciais, tais como as vitaminas A, B e K12.
“Esses nutrientes auxiliam no funcionamento do metabolismo e na saúde da tiróide, ambos cruciais na perda de peso”, diz Laura.
Laticínios integrais
Esqueça o leite magro!
“Pesquisas recentes mostraram que aqueles que consomem laticínios integrais apresentam uma menor taxa de obesidade do que aqueles que optam por versões com pouca ou zero gordura”, explica Laura Shoenfeld.
A gordura do leite contém ácido linoleico conjugado, que, os cientistas acreditam, contribui para emagrecer.
Adicionalmente, opções de laticínios com gordura extra, como o iogurte grego, aumentam a sensação de saciedade.
Frutos secos
Nozes, amêndoas, avelãs, pistaches, amendoins e outros são extremamente ricos em proteína, fibras e gorduras mono e poli-insaturadas, contribuindo para deixar o estômago saciado por mais tempo.
A nutricionista Samantha Cassetty dá uma dica para que não exagere: em vez de comer direto do pacote, fracione as porções, por exemplo, em xícaras pequenas.
LEIA TAMBÉM
Pandemia e surtos de gripe causam impacto na sociedade neste início de ano
A médica infectologista cooperada Unimed Sergipe, Dra. Mariela Cometki, explica que o isolamento social ainda é um dos principais aliados para evitar a disseminação de vírus que causam as síndromes gripais.
--------------------