>

05/02/2025 07:03

Compartilhe:

Hemose no Shopping Jardins

Para oferecer mais comodidade e incentivar a doação de sangue, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade vinculada à Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), iniciou nesta segunda-feira, 3, um ponto de coleta externa temporário no Shopping Jardins, em Aracaju.

A iniciativa segue até o dia 25 de fevereiro, funcionando de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, na portaria G, em frente ao Gbarbosa.

Ação para manter os estoques de sangue

A superintendente do Hemose, Fernanda Kelly Fraga Oliveira, destaca que essa ação é fundamental para ajudar a manter os estoques do banco de sangue.


“O objetivo dessa coleta é a manutenção dos estoques de sangue do Hemose. Essa parceria do Governo do Estado, por meio da Fundação de Saúde Parreiras Horta, com o Shopping Jardins, busca incentivar mais pessoas a realizarem esse ato solidário que ajuda a salvar vidas”, afirmou.


A acessibilidade do novo ponto já tem facilitado a vida dos doadores. A secretária Fernanda Nunes, por exemplo, aproveitou a proximidade do shopping para fazer sua primeira doação.


“Eu já queria doar há muito tempo, mas com o dia a dia corrido não tinha a oportunidade. Por morar perto do shopping, a logística ajudou e eu pude vir antes de ir para o trabalho”, contou.


O médico Otávio de Oliveira, doador regular, também aderiu à ação ao passar pelo shopping.


“Eu vi que ia ter a coleta aqui, estava passando e aproveitei para doar”, ressaltou.


Critérios para doação de sangue

Para doar sangue, é necessário atender aos seguintes critérios:

  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização dos responsáveis);
  • Pesar acima de 50 kg;
  • Estar em boas condições de saúde, sem sintomas gripais ou resfriado;
  • Apresentar um documento oficial com foto.

É importante lembrar que homens podem doar até quatro vezes por ano, com um intervalo de 60 dias entre as doações, enquanto mulheres podem doar até três vezes, respeitando um intervalo de 90 dias.

Ambiente seguro e fiscalização

Antes da abertura do ponto de coleta, a Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa) realizou uma vistoria para garantir a segurança sanitária dos doadores e profissionais do Hemose.


“Toda coleta externa passa por uma vistoria para garantir que o ambiente atende às normas sanitárias e oferece segurança ao usuário, reduzindo riscos”, explicou Tereza Cristina Maynard, gerente de serviços de saúde da Vigilância Sanitária Estadual.


Como doar?

O atendimento será prioritariamente por agendamento, mas também estará disponível para voluntários espontâneos. Os interessados podem agendar a doação pelos seguintes canais:

Da redação

Da redação -

Aracaju Magazine

Matérias sob editoria da equipe de redatores do portal. 

Nos acompanhe por e-mail!