O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), administrado pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), vai promover mais uma edição do Sabadão Solidário nos dias 26 de outubro e 16 de novembro, com atendimento das 7h às 11h.
A iniciativa busca facilitar o acesso à doação de sangue para aqueles que têm dificuldade de realizar a doação durante a semana, como trabalhadores e estudantes.
A gerente de Ações Estratégicas do Hemose, Rozeli Dantas, destacou que a campanha é parte das ações de conscientização sobre a importância da doação de sangue.
"Nosso principal desafio é atingir a meta de 120 doações diárias. Para isso, precisamos do apoio de toda a população sergipana, bem como das empresas e grupos fidelizados", afirmou.
Entre junho e setembro deste ano, o Hemose registrou 9.964 doações de sangue, com uma média diária de 80 doações. No entanto, o número ainda não atinge a meta estipulada pela instituição.
"Em datas comemorativas, como Carnaval, festejos juninos, Natal, Réveillon, e em períodos eleitorais, há uma oscilação nas doações", pontuou Rozeli.
O Hemose é responsável pela captação, coleta, análise sorológica, fracionamento e distribuição de sangue para a hemorrede de Sergipe, que abrange 37 unidades de saúde.
Essas unidades realizam de 1.800 a 2.400 transfusões mensais, atendendo a hospitais como o Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) e outras maternidades e hospitais regionais.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039, 3259-3174 ou pelo e-mail: ssocial.hemose@fsph.se.gov.br.
Com informações do Governo de Sergipe
Matérias sob editoria da equipe de redatores do portal.