Na Unimed Sergipe, o atendimento tem se tornado cada vez mais humanizado, respeitando e acolhendo todos os beneficiários de forma a preservar a sua dignidade e direito à saúde.
O Hospital Unimed tem constantemente avaliado seus processos e fluxos com o objetivo de assegurar ao paciente um atendimento de qualidade e seguro.
Pensando nisso, a Gerência de Assistência criou os ‘Parceiros do POPs’, que é um grupo de profissionais de Enfermagem que são responsáveis pela gestão da qualidade relacionado ao cuidado do paciente.
POP é a sigla para Procedimentos Operacionais Padrão, uma espécie de documento com roteiro padronizado e detalhado das tarefas a serem executadas.
De acordo com a enfermeira e gerente assistencial do Hospital Unimed, Renata Bonfim, o Parceiros do Pop's surgiu após a aplicação do Protocolo de Londres, uma ferramenta que garante uma investigação e análise compreensiva e atenta sobre os incidentes clínicos, que incita a reflexão dos profissionais.
"Os parceiros dos Pop's trata-se de um programa voltado à disseminação e padronização dos procedimentos assistenciais.
Surgiu após aplicação do protocolo de Londres em não conformidade, no qual evidenciamos que uma das causas estava relacionada a não uniformização dos procedimentos realizados, proveniente da baixa adesão dos profissionais à execução da assistência quando comparados aos Pops descritos e divulgados oficialmente.
Surgiu então a ideia de referenciarmos profissionais da equipe assistencial para realizar a leitura obrigatória e dirigida dos Pop's relacionados pela gestão de cada área, seguida de uma roda de discussão caso a caso", explica Renata
O objetivo do grupo é aumentar, cada vez mais, a qualidade do atendimento prestado no Hospital Unimed, unidade que oferece serviços de urgência e emergência 24 horas, atendendo clínica médica, pediatria, cirurgia geral e ortopedia.
"Os Pops são essenciais para padronização da assistência prestada aos nossos clientes, independente do profissional que esteja executando. Isso garante maior segurança e qualidade do serviço, uma vez que eles são construídos com embasamentos técnico", completa Renata.