Saúde

Edição: Hugo Julião
17:29
12/06/2022

Padre Fábio de Melo revela ter Síndrome de Ménière

Padre Fábio de Melo foi criticado nas redes sociais por aparecer com o rosto inchado no programa “Altas Horas”, da TV Globo, do início deste mês.

Muitos internautas acreditavam que o religioso havia “exagerado” na harmonização facial, mas ele revelou ter sido diagnosticado com Síndrome de Ménière.

Por causa dos medicamentos, Fábio de Melo apresentou retenção de líquidos, o que deixou seu rosto inchado.

O religioso foi criticado pela aparência depois de participar do programa Altas Horas, da TV Globo // Crédito: Reprodução/TV Globo

--------------------

Em entrevista ao jornal “O Dia”, ele disse que perdeu parte da audição do ouvido esquerdo.

Se tivesse feito [harmonização facial] não teria nenhum problema em assumir”, disse.

A gravação coincidiu com o término de uma crise de sinusite que durou um mês e meio. Foram 15 dias de antibióticos e anti-inflamatórios muito fortes. Eu tenho facilidade de reter líquidos. Mas, graças a Deus já estou bem. O rosto já está normal.

A Síndrome de Ménière não tem cura, por isso o tratamento deve ser feito para o resto da vida.

 

Síndrome de Ménière

Vertigem é um dos sintomas da síndrome de Ménière // Crédito: Pornpak Khunatorn/istock

--------------------

A doença que prejudica o ouvido interno é caracterizada por frequentes episódios de zumbido, perda auditiva, sensação de pressão no ouvido e vertigens.

Esses sintomas geralmente acontecem de uma só vez e podem durar minutos ou horas. Após um episódio, os sinais e sintomas melhoram e podem desaparecer completamente por um tempo.

A síndrome pode ocorrer em qualquer idade, mas geralmente começa entre a idade adulta jovem e a meia-idade.

É considerada uma condição crônica, mas vários tratamentos podem ajudar a aliviar os sintomas e minimizar o impacto a longo prazo.

---------------------

As causas ainda não estão muito bem esclarecidas.

No entanto, é possível que seja provocada por uma falha no mecanismo regulador da produção, circulação e/ou absorção da endolinfa, um líquido que fica no labirinto membranoso da orelha interna.

Essa falha pode acontecer em episódios de enxaquecas frequentes, pancadas na cabeça, infecções virais, alergias, alterações anatômicas do ouvido e respostas exageradas do sistema imunológico.

Com informações do Catraca Livre

Compartilhe