Abilio Diniz, empresário brasileiro faleceu no domingo, dia 18 de fevereiro.
Foto: Divulgação
A Forbes, em seu ranking em tempo real, diz que Diniz acumulava um patrimônio avaliado em US$ 2 bilhões, o equivalente a cerca de R$ 9,9 bilhões pela cotação da época.
Entre os brasileiros, ele era o 31º mais rico, ocupando a posição 1.525 no cenário global.
Nascido em uma família já inserida no comércio, Abilio Diniz ampliou o legado iniciado por seu pai, Valentim Diniz, ao fundar a primeira loja do supermercado Pão de Açúcar em abril de 1959.
Sua trajetória foi marcada por significativas aquisições e parcerias estratégicas que transformaram o varejo no Brasil.
Sob a liderança de Diniz, a rede Pão de Açúcar não apenas se firmou como um nome forte no mercado nacional, mas também protagonizou movimentos audaciosos como a aquisição do Pontofrio em 2009 e a formação da Via Varejo em 2010, a partir de uma joint venture com as Casas Bahia.
Em 2013, o grupo francês Casino assumiu o controle do GPA, conglomerado que inclui o Pão de Açúcar, com uma participação de 40,9%.
Demonstrando sua visão empreendedora, Diniz expandiu seus horizontes em 2016 ao adquirir 10% do Carrefour através da Península, uma empresa de investimentos fundada por ele em 2006 para gerir o patrimônio familiar.
A Península detinha participações em diversas empresas, incluindo o Carrefour no Brasil e na França, a Wine, Oncoclínicas e a Padaria Benjamin.
Abilio Diniz estava internado no Hospital Albert Einstein, tratando-se de uma pneumonia.
Segundo informações do jornal O Globo, a causa de seu falecimento foi insuficiência respiratória, encerrando aos 87 anos uma jornada de imenso impacto no cenário empresarial brasileiro.