A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), em parceria com diversas Organizações Não Governamentais (ONGs) e protetores de animais, promoveu no último fim de semana a 2ª edição da Campanha de Adoção de Cães e Gatos de 2025. A ação, realizada no Shopping Jardins, resultou na adoção de 33 animais, que agora contam com um novo lar.
Participaram da campanha as ONGs e grupos:
Canto Animal, Adasfa, Bando de Bichos, SOS Vida Animal UFS, Instituto Safira, Gatinhos da Ponte, Thundercats, Fraternidade Pet e Projeto Acolher.
O evento faz parte do Programa Aju Animal, que tem como um dos eixos principais o incentivo à adoção e a lares temporários. De acordo com a secretária do Meio Ambiente, Emília Golzio, essas campanhas são essenciais:
“É muito importante que ações como essa aconteçam e sejam fortalecidas, para mudar a vida desses animais e também para que possamos ter um controle da saúde animal de Aracaju”.
Todos os adotantes passaram por entrevistas e assinaram um termo de responsabilidade. Os animais estavam previamente vacinados, consultados por veterinários e microchipados, garantindo mais segurança tanto para os tutores quanto para os bichinhos.
Casos como o da cadelinha Tigresa, adotada por Ana Elvira Galvão, emocionaram os participantes:
“A Tigresa é uma cadelinha mais velha e, com certeza, já passou por algumas campanhas, mas estava esperando por nós e a gente, por ela”, relatou Ana Elvira.
Outra adotante, Leila Alcântara, levou duas filhotes para casa e destacou a organização do evento:
“Nos mudamos para uma casa maior, por isso viemos buscar nossos filhotes. Achei a organização boa, sem burocracias, além de receber orientações sobre como cuidar delas”.
A coordenadora do Programa Aju Animal e médica veterinária da Sema, Carollyne Costa, reforçou que novas edições da campanha estão previstas:
“Ainda temos muitos animais à espera de uma família. Mas cada adoção é uma vitória. Agradecemos a parceria com o Shopping Jardins e já estamos nos preparando para as próximas ações”.
Matérias sob editoria da equipe de redatores do portal.