Para intensificar o plano de ações de combate ao Aedes aegypti, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disponibiliza um canal de atendimento à população para denúncias de focos ou criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Fotos: Marcelle Cristinne/PMA
A população tem um papel de extrema importância no combate ao inseto, e através deste canal de denúncias é possível fazer registros de possíveis criadouros, para que os agentes da Vigilância Epidemiológica da SMS possam avaliar inspecionar, em campo, caso necessário.
Acessar o Formulário:
Preenchimento dos Dados Necessários:
Disponibilizar Materiais Complementares:
Informar o Endereço da Localização Denunciada.
“Através da denúncia referente ao foco, será realizada uma avaliação da foto ou vídeo, pela equipe da Vigilância Epidemiológica, para uma primeira orientação de quem fez a denúncia. Se houver a necessidade de inspeção, essa será realizada pela equipe de campo”, explica a diretora de Vigilância em Saúde (DVS), Taise Cavalcante.
Por e-mail através da ouvidoria da Saúde:
Pela central de telefone:
“O MonitorAju realiza o acompanhamento de pacientes com suspeita de dengue, zika e chikungunya que foram notificados pelos estabelecimentos de saúde durante a semana, e aos finais de semana e feriados, pelo Centro de Informação Estratégica de Vigilância em Saúde da Vigilância Epidemiológica. Este monitoramento é uma forma de acompanhar os pacientes antes que o resultado da doença seja disponibilizado. A equipe da Saúde de Aracaju liga para monitorar os pacientes do primeiro ao sétimo dia, período mais crítico para dengue, dos sinais e sintomas dessas doenças, fazendo perguntas sobre sinais e sintomas, além de orientação sobre as doenças”, ressalta Taíse.
Imóveis fechados e abandonados
Em caso de casas ou terrenos fechados e abandonados, em que a comunidade não sabe informar quem é o proprietário, a equipe de campo busca a identificação junto a Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz).
“Entramos em contato com a Semfaz para, através do cadastro do IPTU, termos acesso ao proprietário do imovel, essa é a primeira ação. Quando conseguimos contato, a equipe de campo liga e agenda a visita neste imovel. Concluída a inspeção, será preenchida uma ficha de visita domiciliar, contendo a data, o horário e o nome do agente de saúde. Por conta da denúncia, o imovel será monitorado e, caso seja necessário, os agentes retornam para uma nova inspeção“, informa a diretora de Vigilância em Saúde.
Com informações da PMA