Comprometida em garantir que as famílias sergipanas disponham de água de qualidade e em quantidade adequada, além de proteger os recursos hídricos e o meio ambiente, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) vem investindo na implementação do sistema de dupla filtração em suas novas Estações de Tratamento de Água (ETAs).
Esse método oferece benefícios significativos, como a economia de água, a redução de perdas e o aumento do volume de água que pode ser distribuído.
“A água entra por um fluxo ascendente e sai por um fluxo descendente. Ou seja, ela passa por dois processos de filtração. Isso vai permitir, também, o reuso da água utilizada para lavar os filtros da ETA. Para fazer isso, você trata, ela vai para um sistema, é processada, e retorna novamente para o processo. As impurezas maiores são retiradas. E para não perder essa quantidade de água, ela volta para o sistema para ser novamente processada”, explicou o superintendente de Sistemas Regionais de Água da Deso, Napoleão Gomes Barreto.
Um benefício adicional dessa tecnologia é a redução das interrupções no fornecimento de água durante períodos de chuvas intensas.
Isso acontece porque a chuva pode arrastar sedimentos para os mananciais, aumentando significativamente a turbidez da água e exigindo uma diminuição da vazão para que as Estações de Tratamento de Água (ETAs) possam processá-la eficientemente, afetando assim a distribuição de água.
Contudo, de acordo com Kleber Curvelo, diretor de Meio Ambiente e Expansão da Deso, o novo sistema permite à companhia superar esse desafio, mantendo o abastecimento mesmo em condições adversas.
“No período de chuvas fortes, as ETAs com dupla filtração serão capazes de trabalhar com a vazão habitual, não sendo mais necessário diminuí-la, pois o modelo dará conta de lidar com os elementos em suspensão na água. Assim, o abastecimento ficará dentro da normalidade mesmo nesses momentos”, afirmou, citando como exemplo Nossa Senhora das Dores, que sofria com a falta d’água quando chovia muito, e o cenário agora é diferente com a nova Estação de Tratamento de Água munida com a tecnologia.
O sistema de dupla filtração não só favorece a Companhia de Saneamento de Sergipe e seus consumidores, mas também é benéfico para o meio ambiente.
Marcelo Barros, químico industrial da Gerência Regional de Produção e Distribuição Centro-Oeste (GRCO) da Deso, destaca que essa tecnologia aprimora o uso da água nas estações, tornando o processo de tornar a água potável mais eficiente em termos de consumo.
“A água é um recurso estratégico. Portanto, seu uso sustentável vai, desde já, garantir a poupança dos recursos hídricos, isto é, reduzir o estresse hídrico de mananciais. Para isso, as ETAs com dupla filtração visam o consumo sustentável da água a partir da otimização do uso, bem como a possibilidade de reaproveitamento da água de serviço dentro do próprio sistema”, afirmou ele.
O modelo está presente em equipamentos de tratamento de água de diversas regiões do estado.
Ao todo, são 14 ETAs operadas pela Deso que contam com dupla filtração:
ETA Jacaré-Curituba (entre Canindé de São Francisco e Poço Redondo), ETA Povoado Cajueiro (Poço Redondo), ETA Povoado Curralinho (Poço Redondo), ETA Assentamento Cajueiro (Poço Redondo), ETA Escurial/Brandão (Gararu), ETA Nossa Senhora das Dores, ETA Areia Branca, ETA Rio das Pedras (Itabaiana), ETA Malhador, ETA Riachuelo, ETA Alto Santo Antônio (Neópolis), ETA Povoado Serrão (Ilha das Flores), ETA Jabeberi (Tobias Barreto) e ETA Sapé (Itaporanga D’Ajuda).
Com informações da Secom/SE