A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) informa que, a partir do dia 1º de março, as tarifas de água e esgoto sofrerão um reajuste de 4,04% para usuários da tarifa mínima, que consomem até dez metros cúbicos por mês.
O novo valor passa de R$ 43,91 para R$ 45,68, refletindo um aumento necessário para cobrir os custos operacionais e manter a qualidade do serviço.
O acréscimo, abaixo da inflação (o IPCA no período ficou em 4,62%), foi autorizado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese).
Segundo a Diretoria Comercial e Financeira, é feito um pleito, junto à agência, onde são analisadas as despesas referentes ao índice de inflação, produtos químicos usados no tratamento da água e esgoto, gastos com energia elétrica, custos operacionais e outros impactos até estabelecer um percentual.
A tarifa é a menor dentre as companhias de abastecimento de água do Nordeste, a exemplo da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), com reajuste de 31,69%, e a Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece), com 14,39%.
Com informações da Secom/SE