Tema Livre

Estadão
10:05
07/08/2023

Evangélicos listam 10 decretos de Lula sobre gênero para frear adesão ao governo

Integrantes mais conservadores da bancada evangélica agem para frear a aproximação do grupo e do Republicanos ao governo.

Passou a circular entre parlamentares da Frente Parlamentar Evangélica (FPE) uma lista com dez decretos do presidente Lula editados em março que promovem ações afirmativas de gênero.

O tema causa arrepios no segmento.

Silas Câmara (Republicanos-TO), presidente da Frente Parlamentar Evangélica.  Foto: Elaine Menke/Câmara dos Deputados e Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Esses decretos têm sido levantados periodicamente pela bancada.

Dentre eles, o que instituiu o Grupo de Trabalho Interministerial para a elaboração do Programa Nacional de Ações Afirmativas.

No texto que circula entre os evangélicos, foi grifado o trecho que fala sobre “transversalidade de gênero” no programa.

No caso do decreto sobre financiamento à cultura, o que desagradou os evangélicos foi o Artigo 18.

O dispositivo prevê desclassificação de propostas que apresentem quaisquer formas de preconceito de gênero, assim como de origem, raça, etnia, cor ou idade.

Esses levantamentos ganham força num momento em que grande parte da bancada evangélica tenta resistir à ofensiva do Planalto.

O Republicanos, partido da Igreja Universal, deve ter o deputado Silvio Costa Filho (PE) como ministro.

Além disso, o novo presidente da FPE, Silas Câmara (Republicanos-AM), tem bom diálogo com o governo, como revelou a Coluna.

Silas tem perfil de composição, em contraste com o ex-presidente da Frente, o bolsonarista Eli Borges (PL-TO).

Não deixaremos ele usar a bancada pra se promover num governo que fez tudo contrário às nossas bandeiras e valores”, disse um interlocutor da FPE, que representa a ala mais conservadora.


Com informações do Estadão

Compartilhe