As cenas em que Alice pronuncia termos como 'oftalmologista' e 'proparoxítona' já foram vistas dezenas de milhões de vezes.
Alice tem 2 anos, mas pronuncia tão bem essas palavras enormes que viralizou nas redes sociais.
Os vídeos de Alice viralizaram nas redes sociais (Foto: Morgana Secco)
O processo de aquisição da linguagem de Alice ganhou força por volta dos 8 meses de idade, quando tentava falar a palavra "batata", balbuciando "tatáta".
Com 1 ano e 1 mês, ela passou a tentar repetir todas as palavras que ouvia em casa e a falar frases com diversas palavras.
"Foi nessa hora que a gente percebeu que tinha uma facilidade com isso e que ela gostava, era algo precoce em relação a outras crianças", conta Morgana.
Alice com a mãe, Morgana Secco — Foto: BBC News Brasil
Ele aparece ao piano tocando a canção "My Way", mundialmente conhecida na interpretação do ícone Frank Sinatra.
-------------------
Por outro lado, ao longo da pandemia de covid-19, muitas crianças passaram a ter novos obstáculos no desenvolvimento da fala.
Há diversos elementos envolvidos nesse contexto, segundo especialistas, mas um deles foi o isolamento social e o maior uso de equipamentos eletrônicos.
"Eu acho que talvez a pandemia tenha prejudicado as outras famílias em que os pais precisavam trabalhar e acabavam não conseguindo dar atenção para as crianças.
Daí as crianças acabam ficando muito tempo na frente da televisão ou de celulares.
E é comprovado: tem pesquisas que mostram que o excesso de aparelhos eletrônicos podem prejudicar o desenvolvimento da fala", afirma Morgana.
No caso de Alice, "ela não vê nada de televisão e nem usa nada de celular, ela nem sabe que isso existe".
Veja a matéria da BBC: