02/01/2023 09:37

Compartilhe:

Nesta segunda-feira, será dado início ao velório de Pelé, a partir das 10h, no gramado da Vila Belmiro, em Santos.

FHC e Lula

Até o momento, Gianni Infantino, presidente da Fifa, Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF e Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, foram alguns dos dirigentes que confirmaram presença. Andrés Rueda, presidente do Santos, também estará presente.

Além disso, o velório de Pelé será o primeiro evento da agenda oficial de Lula (PT), que embarcará na tarde de segunda-feira em Brasília em avião que o levará até Guarujá (SP), cidade vizinha de Santos.

De lá, o presidente da República irá para o estádio do Peixe.

Além de Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que é torcedor do Santos, Tarcísio de Freitas (Republicanos), novo governador de São Paulo, e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) estarão no velório do Rei, assim como o prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB).

A reportagem do GLOBO entrou em contato com nomes como Gerson Canhotinha, Rivellino e Jairzinho, mas os campeões da Copa do Mundo do México, em 1970, não confirmaram presença.

Assim como eles, Neymar e Gabigol, ídolos revelados no Santos e que utilizaram a camisa 10 de Pelé, também não confirmaram presença.

Suspenso, o jogador do PSG não entrará em campo na partida do time pelo campeonato francês neste domingo.

 

LEIA TAMBÉM

Veja fotos de Pelé com personalidades do mundo todo

Pelé foi reverenciado por todo o planeta, personalidades ligados ao esporte, política, entretenimento, entre outros segmentos

----------------------

Acesso para o público

Os fãs entrarão pelos portões 2 e 3, com saída pelos portões 7 e 8. Autoridades terão acesso pelo portão 10.

São esperados representantes da Fifa e da Conmebol no funeral.

O velório terá duração de 24 horas, até às 10h do dia 3, quando começará o cortejo com o corpo do Rei do Futebol pelas ruas de Santos, passando pela casa de Dona Celeste, mãe de Pelé, até o cemitério vertical Memorial Necrópole Ecumênica.

O cemitério está desde 1991 no Guinness Book, o Livro dos Recordes, como o mais alto do mundo.

De lá, há visão para a Vila Belmiro. O enterro do Rei será reservado apenas para os familiares.

Em entrevista ao jornal “A Tribuna”, Pelé explicou porque escolheu o local:

"Escolhi por sua organização, limpeza e estrutura. É um local que transmite paz espiritual e tranquilidade, onde a pessoa não se sente deprimida, sequer parece com um cemitério."

Desde semana passada, o Santos havia começado os preparativos do funeral. Inclusive, imagens do caixão e de um altar no gramado vazaram na internet.

Nos acompanhe por e-mail!