Tema Livre

Edição: Hugo Julião
09:00
20/03/2022

Veja quais são as diferenças entre Telegram e WhatsApp

O número praticamente ilimitado de participantes em grupos e o uso de ferramentas de programação aberta estão entre as principais diferenças do Telegram em relação a concorrentes como o WhatsApp.

Para o diretor do InternetLab, Francisco Brito Cruz, o Telegram tem funções que se assemelham mais às de uma rede social e a outras que estão mais próximas a mensageria privada, o que o diferencia dos similares.

Eu diria que ele é quase um ‘anfíbio’, metade com a criptografia de mensagens e metade com seus canais abertos e grupos, que podem abrigar centenas de milhares de pessoas”, afirmou.

Telegram e WhatsApp têm criptografia ponta a ponta como funcionalidade de segurança.

No entanto, o aplicativo russo também possui chats secretos, que facilitam conversas reservadas e, segundo especialistas, têm regras mais flexíveis de uso.

Enquanto o WhatsApp tem um teto de 256 pessoas por grupo, o Telegram permite 200 mil, além de criar canais exclusivos de transmissão, como o do presidente Jair Bolsonaro, com aproximadamente 1,1 milhão de inscritos.

Estes canais têm número ilimitado de participantes.


O Telegram também não tem mecanismos reguladores de distribuição.

Enquanto isso, o WhatsApp limita o número de pessoas para as quais uma mensagem pode ser retransmitida ao mesmo tempo, e marca como “encaminhada com frequência” quando há grande circulação.


LEIA TAMBÉM

A 'guerra esquecida' no Iêmen: 8 anos de conflito e 700 ataques aéreos em um mês

A ONU classifica o Iêmen como a pior situação humanitária do mundo.O conflito já gerou 233 mil mortes. Mais de 10 mil crianças morreram como consequência direta dos combates.

--------------------------

Em seu site oficial, o Telegram apresenta um tópico chamado “qual a diferença do Telegram para o WhatsApp?”

A empresa lista, por exemplo, a capacidade de desenvolvedores criarem programas dentro do próprio aplicativo como principal ponto.

“E essa é apenas a ponta do iceberg”, escreve. Também no site, a empresa oferece um “prêmio” de US$ 300 mil para quem conseguir decifrar as mensagens do aplicativo.

Com funcionalidades diferentes, outras plataformas também são usadas para trocas de mensagens, como o Discord, o Signal, o Messenger, o Hangouts, o Skype e o Viber.

Compartilhe