Tema Livre

Hugo Julião
17:30
17/01/2021

Vídeo em ultra HD: o Himalaia visto de cima, a partir de 6km de altura

Há seis anos, os especialistas em cinema aéreo da Teton Gravity Research divulgaram essas que foram as primeiras imagens ultra HD do Himalaia filmadas acima de sete quilômetros.

As imagens foram feitas com o GSS C520, o sistema de câmera giro-estabilizada mais avançado do mundo.



Filmadas de um helicóptero com uma tripulação voando de Katmandu a 4.600 pés até 24.000 pés (equivalente a 7,3 km) com oxigênio suplementar, essas são algumas das fotos aéreas mais estáveis, nítidas e claras dessas montanhas.

Essa imagem foi capturada no dia 4 de abril de 2020 em Sialkot, nas Montanhas da Caxemir (Reprodução/Twitter)

Na índia, a diminuição da circulação de carros e o fechamento das indústrias, por conta da pandemia, refletiu diretamente nos índices de poluição.

O céu mais limpo fez com que residentes do norte do país pudessem avistar as montanhas dos Himalaias, coisa que não acontecia há 30 anos.

---------------------------------------------------

Os Himalaias são a mais alta cadeia montanhosa do mundo. 

A cordilheira abrange cinco países (Paquistão, Índia, China (região do Tibete), Nepal e Butão) e nela se situa a montanha mais alta do planeta, o Monte Everest.

O sistema montanhoso dos Himalaias é o teto do mundo, e lar dos picos mais altos do planeta, o Monte Everest (8 848 m) e o K2 (8 611 m).

O pico mais alto fora dos Himalaias é o Aconcágua, nos Andes, com 6 962 m, e somente nos Himalaias há mais de 100 picos excedendo os 7 200 m de altitude.




As imagens que vemos do Everest e das outras montanhas dos Himalaias geralmente são feitas da base da cordilheira. 

A sequência nos possibilita entender melhor como estão posicionadas as montanhas e qual a verdadeira magnitude de picos míticos como Everest, Ama Dablam e Lhotse.

Confira o vídeo, filmado em ultra HD:

Compartilhe