Na verdade existem vários dias diferentes em que o Dia Munidal da Pizza é comemorado. Nos Estados Unidos, o maior consumidor de pizzas do mundo, é em 09 de fevereiro. Do mesmo modo na Argentina.
Na Itália, se comemora em 17 de janeiro, data que coincide com o dia de Santo Antão (em italiano Sant'Antonio Abate), considerado o protetor dos padeiros e pizzaiolos.
Já no Brasil, se comemora no dia 10 de julho, cuja orgiem remonta ao ano de 1989, ao dia em que o rei Umberto e a rainha Margherita, da Itália, provaram uma pizza pela primeira vez.
É preciso esclarecer, também, que há outras origens apontadas para esta data no Brasil e para datas diferentes em outros países.
No entanto, o que importa aqui é a história da origem desse prato que é um dos mais consumidos do mundo.
Muitos pensam que a pizza teve origem na Itália. Certo? Errado! A origem da pizza é vasta e bastante curiosa.
Sua longa história abrange séculos e milênios, unificando os países da Europa e depois continentes e todo o mundo.
A origem da palavra pizza é um pouco incerta. Em italiano pizza significa “torta” e pode ter vindo da palavra grega pitta ou da palavra latina pinsa, que significa “pão achatado”.
A invenção da própria pizza também é incerta e não pode ser atribuída a uma pessoa nomeada.
Existem diversas versões sobre onde foi inventada a pizza. Mas a mais aceita é que ela foi descoberta pelos egípcios há 6.000 mil anos.
Mas, o primeiro grande avanço na história da pizza aconteceu no século XVI com a chegada dos tomates do Novo Mundo.
Junto ao tomate, os molhos feitos de batata logo se tornaram parte integrante da pizza italiana, que mais tarde se espalhou por todo o mundo.
O centro de inovação das pizzas foi centrado na cidade de Nápoles, onde os cozinheiros locais começaram a implementar a famosa cobertura de tomate.
No século XVIII, a pizza alcançou grande popularidade nas ruas de Nápoles, onde era vendidanos bairros mais pobres da cidade.
Também se tornou destino turístico popular de muitos marinheiros italianos e europeus que visitaram a cidade. Com isso, os vendedores se tornaram mais organizados.
Na sequência, surgiu primeira pizzaria moderna do mundo, a Antica Pizzeria Port’Alba, inaugurada em 1830.
Margherita di Savoia em uma foto de 1868, ano de seu casamento. Ao lado, a princesa a cavalo no Castelo Real de Racconigi // Foto: Reprodução
O momento que solidificou a popularidade da Pizza na Itália aconteceu em 1889, quando o famoso chef de pizza de Nápoles, Raffaele Esposito, fez três pizzas para Umberto I, então Rei da Itália e sua esposa, a Rainha Margherita di Savoia.
Para homenagear a rainha, Raffaele decidiu fazer uma pizza muito especial só para ela.
Ele assou uma Pizza coberta com tomates, queijo Mozarella e manjericão fresco (para representar as cores da bandeira italiana: vermelho, branco e verde).
Isso se tornou a pizza favorita da rainha Margherita. Ela também começou uma tradição culinária, a Pizza Margherita, que dura até hoje em Nápoles e se espalhou pelo mundo.
A consumação de pizza continuou a se espalhar por toda a Itália. Assim, a origem da pizza se tornou popular em todo o mundo.
O momento que trouxe a verdadeira fama internacional da pizza aconteceu após o fim da Segunda Guerra Mundial.
Como as novas pizzarias se formaram em toda a América, o começo da moderna indústria de pizza começou a nascer.
Algumas das mais famosas franquias mundiais de pizza fundadas naquele período eram a Pizza Hut (1958), Domino (1967) e Papa John’s (1984).
Logo, várias pizzarias começaram a ser abertas ao redor do mundo. Não só as franquias, mas também pequenos restaurantes e pizzarias ajudaram na história da pizza popular.
A história da pizza no Brasil começa em São Paulo, trazida por imigrantes italianos, no final do século 19.
Acredita-se que o primeiro pizzaiolo do Brasil seja Carmino Corvino, original de Nápoles e uma das pessoas creditadas como quem trouxe a pizza para o Brasil.
A partir da década de 50, as pizzas se tornaram populares em todo território brasileiro.
O consumo cresceu e hoje, somente em São Paulo, existem mais de 12 mil pizzarias, além de lanchonetes e padarias que vendem pizzas.
São sabores doces e salgados, entre tradicionais e especiais. Quem ama uma redonda não precisa esperar o dia da pizza para comemorá-lo, não é mesmo?
Veja também