Foto: Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu adiar a obrigatoriedade de visto para visitantes dos Estados Unidos, Canadá e Austrália até 10 de abril de 2024.
A medida, inicialmente programada para entrar em vigor em 10 de janeiro, foi prorrogada e está oficializada no Diário Oficial da União.
Turistas desses três países que chegarem ao Brasil até 9 de abril de 2024 poderão entrar no país sem a necessidade de um visto.
O adiamento foi decidido após uma reunião envolvendo vários ministros, incluindo Celso Sabino do Turismo, Silvio Costa de Portos e Aeroportos, Geraldo Alckmin do Desenvolvimento Econômico, e Marcelo Freixo da Embratur, junto ao ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira.
O objetivo era estender a isenção de visto até após o término da alta temporada turística.
Cidadãos dos EUA, Canadá e Austrália interessados em visitar o Brasil após 10 de abril devem solicitar um visto eletrônico (e-Visa) através do site oficial: brazil.vfsevisa.com.
Aplicação da exigência de visto
A exigência do visto será efetiva em portos, aeroportos e fronteiras terrestres do Brasil a partir de 10 de abril, alinhando-se ao Decreto n.º 11.515, que restabelece o princípio da reciprocidade e da igualdade de tratamento entre os países.